quarta-feira, 7 de março de 2018

Corrupção também é crime - Emanuel Medeiros Vieira


Corrupção também é crime



* Por Emanuel Medeiros Vieira


A Campanha da Fraternidade de 2018 foi lançada na Quarta-Feira de Cinzas, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O tema deste ano “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”.

Os grupos sociais vulneráveis são as maiores vítimas da violência”, afirmou o presidente da entidade, cardeal Sérgio da Rocha (de Brasília).

Segundo o clérigo, a campanha deste ano aponta formas e tipos de violência no Brasil, dando destaque às praticadas contra os negros, os jovens e as mulheres.

O presidente da entidade listou também como prática violenta a corrupção.

A corrupção é uma forma de violência e ela mata”, disse o cardeal.

Ao desviar recursos que deveriam ser usados em favor da população, os políticos acabam promovendo uma outra forma de violência contra o ser humano, a miséria”, reforçou o cardeal.

Eu complementaria: não só os políticos, cardeal.

O religioso também criticou também os políticos que vêm adotando em seu discurso o uso da violência como forma de combate à violência.

Numa leitura mais profunda, Dom Sérgio da Rocha, está combatendo o fascismo como forma de superação da violência.

É UM EQUIVOCO ACHAR QUE SUPERAREMOS A VIOLÊNCIA, RECORRENDO A MAIS VIOLÊNCIA”, arrematou.

Na Bahia, Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil (catarinense de Brusque) afirmou: “Vamos trabalhar para a cultura da paz prevaleça, domine a gente viva em um mundo onde, ao menos, haja respeito mútuo".


(Salvador, Bairro da Graça, março de 2018)


* Romancista, contista, novelista e poeta catarinense, residente em Brasília, autor de livros como “Olhos azuis – ao sul do efêmero”, “Cerrado desterro”, “Meus mortos caminham comigo nos domingos de verão”, “Metônia” e “O homem que não amava simpósios”, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário