terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Economia fluida - Eduardo Oliveira Freire


Economia fluida


* Por Eduardo Oliveira Freire


Outro dia, ouvi alguém dizer que a economia é fluida e um mecanismo próprio. Assim, naturalizando-a como se fosse um fato inevitável.

Esta ideia cai muito bem para os poderosos e a lógica perversa do capitalismo. Pois, não adianta buscar soluções e que todos precisam encarar de frente sem questionar.

A contribuição de Marx com seu materialismo histórico mostra que, na verdade, vivemos numa realidade construída a partir da infraestrutura, a qual
consiste nos meios de produção de uma sociedade. Por exemplo, na época da escravidão moderna, havia toda uma justificativa religiosa e ideológica para subjugar os negros. A igreja alegava que não tinham alma.

Depois, com a revolução industrial, houve várias manifestações contra a escravidão. Será que isso aconteceu por puro altruísmo? Ou, na verdade, os meios de produção estavam mudando?

Enfim, esta história de que os fatos acontecem simplesmente e como se fossem naturais, é uma justificativa maravilhosa para quem deseja que tudo permaneça como está: "A economia tem vida própria, a gente não pode controlar. É a lei dos mais fortes e sagazes…"

Bem gente, posso ter me equivocado na hora dos conceitos. Faz anos que assimilei esse conhecimento na faculdade. Com certeza, há teorias mais contemporâneas. Aceito observações e críticas construtivas.

Outro esclarecimento: não sou socialista e nem comunista.


* Formado em Ciências Sociais, especialização em Jornalismo cultural e aspirante a escritor - //cronicas-ideias.blogspot.com.br/
   


Um comentário: