quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Cultura e dinheiro

* Por Celso Marconi Lins

Eu estou aposentado do trabalho mas continuo pensando. E por isso pelo menos acompanho o movimento cultural em Pernambuco e por onde me chegam notícias.

Hoje mesmo li um artigo de Fernando Castilho na parte de Economia e outro de Marcelino Granja, o secretário de cultura do Estado, no setor de opinião ambos do JC. Resumindo os dois o que se vê é que ambos são de opinião que sem capital privado a cultura não pode se desenvolver.

Desde que eu acompanho cultura que ouço essa opinião. A verdade é que o particular que tem dinheiro só tem interesse em colocá-lo onde lhe der lucro. E todo mundo sabe que cultura verdadeira não dá lucro. Quem quiser ganhar dinheiro com cultura tem que partir pelos caminhos do chamado mainstream e ir aprender com os hollywoodianos.
Quem faz cultura verdadeira, isto é, no sentido antropológico da autêntica revelação do espírito criativo não pensa em ganhar dinheiro. Todo aquele que faz cultura sabe que ganha no mínimo força interior.
O secretário Marcelino Granja deveria escrever um artigo para dizer o que está sendo feito para que um instrumental como o dos museus de Pernambuco funcione e não apenas para mudar leis de incentivo.
Eu queria saber por que o dinheiro arrecadado pelo Estado não pode ser gasto com cultura?
No Rio de Janeiro inauguraram um Museu do Futuro. No cais do porto como os dois daqui que estão fechando. Vamos esperando quanto tempo para vê-lo fechar? A arquitetura pelo que vi na televisão é belíssima. O certo é que nada se pensa nos Governos com autêntica cultura, com profundidade. É tudo paietê ou seja decoração. Alguns lutam internamente mas nunca conseguem realmente vencer. Infelizmente.


* Jornalista e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário