sábado, 4 de novembro de 2017

A democracia na América


* Por Alexis de Tocqueville


Penso que é sempre necessário colocar em algum lugar um poder social superior a todos os outros, mas acredito que a liberdade corre perigo quando esse poder não encontra diante de si nenhum obstáculo que possa conter a sua marcha e dar-lhe tempo de se moderar a si mesmo. A onipotência parece-me em si uma coisa ruim e perigosa.
 
(...) Todas as vezes que um poder qualquer for capaz de fazer todo um povo contribuir para um único empreendimento, com pouca ciência e muito tempo conseguirá extrair do concurso de tão grandes esforços algo de imenso, sem que com isso seja necessário concluir que o povo é muito feliz, muito esclarecido ou mesmo muito forte. 

***

Citações:


Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades.

***

A história é uma galeria de quadros onde há poucos originais e muitas cópias.

***

A primeira sensação que experimento ao encontrar-me na presença de uma criatura humana, por humilde que seja a sua condição, é da igualdade originária da espécie. Uma vez dominado por esta ideia, preocupa-me muito mais do que ser-lhe útil ou agradável, o não ofender nem ao de leve a sua dignidade.

***

O grande objetivo da justiça é substituir a ideia da violência pelo direito.

***

Os partidos são um mal necessário nos países livres.

***

Os costumes, cuja excelência torna o governo quase inútil e cuja corrupção o torna quase impossível.

***

As grandes revoluções vitoriosas, fazendo desaparecer as causas que as haviam originado, tornam-se desta forma incompreensíveis graças aos seus próprios êxitos.

***

O momento mais perigoso, para um mau governo, é normalmente aquele em que começa a remodelar-se.

***

No mundo, apenas a religião e o patriotismo podem fazer caminhar por muito tempo e para o mesmo fim a maioria dos cidadãos.



* Pseudônimo de Alexis Charles Henri Clérel, pensador político, historiador e escritor francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário