sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Realidade virtual



A moderna tecnologia desenvolveu, com o advento da informática, um processo --- que para uns é uma espécie de droga eletrônica e para outros mágico estímulo à imaginação, capaz de revolucionar as artes e a maneira do homem encarar o que o cerca --- que faz as pessoas conviverem com uma dose cavalar de fantasias. Refiro-me à chamada "realidade virtual".

Há quem a encare como simples modismo, como tantos outros. Em contraposição, muitos creem que em vez de desaparecer, ela não terá limites. Essa ilusão de óptica é possível dada a fragilidade, o restritíssimo alcance e a baixa capacidade dos sentidos, através dos quais o indivíduo se relaciona com o mundo material em que vive e com o universo em que está inserido. Sem instrumentais adequados, toda a realidade é apenas virtual, dada a pequenez humana. E mesmo com os existentes, tidos como sofisticados, o homem nunca terá acesso ao que é real, mas apenas ao que "parece" ser.

Os sentidos enganam. As informações que transmitem ao nosso cérebro são ilusórias. Por exemplo, a mesa em que estou trabalhando, parece um objeto absolutamente sólido. Bato com o nódulos dos dedos contra o seu tampo e é essa a impressão, diria a certeza, que tenho. A superfície é perfeitamente rígida. Não cede ao contato. Resiste à pressão que faço. Meus dedos não penetram nela.

No entanto, se tomarmos um pedaço desse objeto e o colocarmos sob um microscópio que o aumente milhares de vezes, perceberemos o quanto estávamos iludidos. A rigidez desaparece. O objeto se mostra formado por uma infinidade de átomos, separados entre si por distâncias proporcionalmente imensas, como os vazios que há entre uma estrela e outra. A olho nu não conseguimos captar o universo infinitamente pequeno. E mesmo com instrumentais crescentemente sofisticados essa façanha nos é vedada.

Com o microscópio original, inventado no século XIII, a ilusão da rigidez da matéria começou a ruir. Mas os pesquisadores entendiam que haviam atingido o limite da pequenez. Trezentos anos depois, com o aperfeiçoamento desse instrumento, por parte do holandês Antonius van Leuwenhoek, perceberam que mais uma vez foram enganados pelos sentidos.

Desde então, o homem passou a empreender uma viagem cada vez mais profunda ao âmago da matéria. Os microscópios eletrônicos foram ficando mais e mais potentes, aumentando não mais em milhares de vezes os objetos, mais em milhões e em bilhões. Os limites do minúsculo foram incrivelmente expandidos e o são continuamente. Provavelmente estão no infinito.

O mesmo raciocínio vale para o universo. Aí, as dificuldades são ainda maiores. O homem consegue captar o que está no ângulo de observação dos instrumentos que fabrica. E esbarra na infinitude do tempo e do espaço. As distâncias universais são tremendamente grandes. Observando o céu, em uma noite estrelada, temos o vislumbre de uma realidade virtual e nada mais.

O firmamento é mero "registro" vivo da história universal e assim mesmo de um reduzidíssimo "episódio". A origem do universo tem sido expandida, em termos temporais, sucessivamente, a cada nova descoberta. Hoje, o período aceito do suposto "Big Bang" original é de 16 bilhões de anos. É possível que seja o dobro, o triplo ou sabe-se lá que múltiplo desse tempo.

As estrelas que "vemos" estão tão distantes, que sua luz foi emitida a milhares, milhões e muitas vezes bilhões de anos e está chegando à nossa retina somente agora. Parte considerável delas sequer existe mais. Aliás, o homem somente teve acesso a essa "ilusão de óptica" com maior profundidade a partir do século XVI, com a invenção, por parte de Galileu, do telescópio. E conseguiu tornar as imagens celestes mais claras a partir do lançamento do Hubble, no fim da década de 0 do século XX.

Paul Virílio nos lembra: "Nossos sentidos não percebem nada de extremo. Barulho demais nos deixa surdos. Luz demais nos ofusca. As quantidades extremas nos são inimigas. Não sentimos mais, sofremos". Como, com instrumentos tão frágeis, ousamos falar em "real"? Só pode ser, mesmo, em sentido absolutamente figurado. O que percebemos, conforme o exposto, não passa desse eufemismo paradoxal que se convencionou chamar de "realidade virtual". Ou seja, do que parece ser, mas não é…

Boa leitura!

O Editor.


Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

Um comentário:

  1. Diante do micro e do macro nossa mente começa a ferver. Será muito se pudermos compreender pelo menos o rumo dessas dimensões.

    ResponderExcluir