sábado, 7 de outubro de 2017

O “títu” do Seu João


* Por Marcio Juliboni


A vida o trouxe cambaleante à nossa porta. Chegaram na manhã deste domingo. Como qualquer amante ambiciosa, no caminho de 62 anos, aproveitou para lhe tirar o que podia – dos dentes à segurança dos passos. Apoiou-o com as duas mãos sobre minha mesa e aguardou ao seu lado. Sussurrou algo e ele estalou. “Ah, o títu!”, e estendeu-me seu pequeno pedaço encardido de cidadania. Um cheiro azedo e gorduroso de suor juntou-se a nós. Como seu mestre de cerimônias, batia seu bastão solenemente nos salões de meu nariz, a anunciar-me: “Senhor João Pedro, eleitor desta seção!”. Era acompanhado pelo álcool, um odor forte que lhe servia de segurança e encarregado de ordens.

Tudo certo, Seu João, pode ir votar. Como uma enfermeira displicente, que já deu o doente por terminal, a vida o levou aos trancos à cabine de votação. Uma tecla... tá faltando mais um número, Seu João... mais um número?... o espanto dissolveu-se no ar... silêncio... o relógio testemunhava a incongruência do momento.... tac... tac... tac... tac... tac... outra tecla... apareceu uma foto, Seu João? praceu sim, praceu sim... é a foto do candidato do senhor?... sim... aperta a teclinha verde.... veide, veide?

Seu João saiu da cabine e ergueu o braço, como se levantasse a mão de seu candidato... É nóis di novo, ca força do povo! E sorriu seu sorriso de ausências. O oco aberto na face era apenas a ante-sala da fome que o presidia. Recolheu o “títu” e o comprovante. Foram-se Seu João e sua comitiva – a vida, o suor, o álcool.

Na seção, Seu João foi tomado como exemplo. “Esse é o retrato do país!! É essa gente burra e miserável que vota nesse cara!! Dá raiva desse bando de ignorante! É por isso que vamos agüentar mais quatro anos...”, disse um dos mesários. “Essa gente não tem condições de votar!!! Isso não pode continuar!!! Tem que mudar o sistema!”, emendou o segundo. “Por que não voltam pro Nordeste? Por que ficam aqui atrapalhando? Bêbado! É o tipo mesmo...”, completou o terceiro. E eu, que até aquele dia fizera uma discreta campanha pelo voto nulo, mudei de idéia...

*Jornalista, cobre Economia e Negócios no portal Exame. Trabalhou no serviço de notícias online, “Panorama Setorial”, do jornal Gazeta Mercantil, na Agência Estado e em várias revistas segmentadas. Iniciou a carreira na grande imprensa em 2000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário