quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Famílias Freitas-Amaral e Macedo-Narciso

* Por Mara Narciso
É um bem maior poder reunir famílias, as nossas grandes famílias, ainda mais para festejar os 55 anos de Marcos Alexandre Macedo Narciso. Local: Portal Eventos, Buffet: Favoritto, Decoração: Romero Maciel, Cerimonial: Luciana Malveira, Música: Niegro e banda. Com o ar-condicionado trincando, a casa logo se encheu com convidados das quatro famílias do casal formado por Marcos e Lillian Freitas Amaral. Tiveram quatro filhos: Fernanda, Lucas (falecido), Marcos André e Isabel e têm dois netos Lucas e Ribertinho. Lillian é administradora funcionária pública da Secretaria de Estado de Fazenda e Marcos é engenheiro agrícola empresário do ramo de laticínios.
O Portal Eventos é um dos locais de recepção mais requintados de Montes Claros. Tem um amplo estacionamento fechado, um jardim charmoso com gramado verdinho, mangueiras e palmeiras árabes cheias de charme. Lá dentro, mesas de acrílico, toalhas negras até o chão, jarros com galhos secos e florinhas do campo, as margaridas. No palco música mecânica para começar, depois som ao vivo, enquanto eram passadas fotos de Marcos em bons momentos.
Sua filha Fernanda veio de Cascavel, no Paraná, com seu marido Riberto e filhos para parabenizar o pai e rever as famílias. Tanta gente reunida, em parte, convidada pela internet, é uma coisa gostosa de ver. Fernanda falou dos ganhos emocionais diários, vindos da participação uns dos outros na vida de cada um, mesmo na distância das redes sociais. Quando nos encontramos é para correr para o abraço e distribuir alegria.
Pode haver o que houver, mas família não sai de moda. Ver tios, primos, parentes e aderentes é revigorante. Num instante sabemos das novidades das quatro famílias, seja da Macedônia dos Macedos, da Narcisada dos Narcisos, desse modo chamados pelos próprios, assim como dos Freitas e dos Amarais, que mostraram alegria nos intermináveis cliques.
Com um rol de comidas e bebidas, a festa começou às 13 horas e andou pela noite. Foi criado um novo tipo de evento, um almoço de comida sofisticada num lugar fino, porém com pessoas em roupa esportiva, soltas e descontraídas, passando de mesa em mesa, numa autêntica rede de amizade. Ambiente de confraternização para abraços e sorrisos, para matar a saudade e criar outra desse encontro.
Não teve discurso, e os parabéns foram cantados ao redor do bolo personalizado, em quatro andares, com miniesculturas da história de Marcos, um homem dividido entre as duas tabuletas da estrada, Montes Claros e São Gonçalo do Rio Preto onde tem uma fazenda. No topo, Marcos vestido de catopê, uma vaca ao lado, e descendo vieram um violão, uma bicicleta e os dois netos.
Não podemos fechar os olhos para as divergências que existem em qualquer família, porém, o amor que congregamos num encontro desses, ajuda na superação das dificuldades que ficam embotadas pela alegria, flores, música, comidas e bebidas. É que essa festa teve a propriedade de tirar tudo do lugar, recolocando num outro muito melhor. Festejamos a vida plena do aniversariante, mas principalmente a congregação entre pessoas, numa celebração transformadora. Quem foi, sentiu.
O casal é anfitrião natural e amigo, acrescentando outro bom tempero à festa. Quando foi servido o almoço, o ambiente exalava leve teor alcoólico, amplificando a vontade de estar junto, enquanto a trilha sonora arrasa quarteirão estimulava os primeiros passos de dança.
A festa de aniversário de Marcos pode não entrar para a história da cidade, mas já está no álbum das recordações das quatro famílias. Depois dessa, o que não era bom foi zerado e a felicidade extrapolou o gráfico, graças às boas ideias no setor de lazer, agregadas ao brilho das pessoas envolvidas. Como foi? Serviço completo.


* Médica endocrinologista, jornalista profissional, membro da Academia Feminina de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico, ambos de Montes Claros e autora do livro “Segurando a Hiperatividade”



2 comentários: