quinta-feira, 22 de junho de 2017

Meu pago natal


* Por Pedro J. Bondaczuk


Ó verdes campos distantes
do meu Rio Grande natal,
vastas campinas abertas
com delicadas coxilhas
e o Minuano a zunir,
meu pago, minha querência,
farta fonte de emoção!

O amargo circula em roda,
meu chimarão companheiro
e o papo breve, ligeiro
do que é ou será moda.

Chinoca do coração,
faceira, me faz sonhar,
que me conduz pela mão
aos campos do seu olhar.

O sol descai no horizonte,
o dia está por um triz,
e antes que a lua desponte,
é tempo de ser feliz.

E a luz, rasgando os véus
das noites (quero revê-las)
é madrinha, nesses céus
de uma tropilha de estrelas.

O Rio Grande, da infância,
(farta fonte de emoção),
a paisagem e a estância,
guardo no meu coração!!!


(Poema composto em Campinas, em 11 de abril de 1968).




* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk

Um comentário:

  1. Fico surpresa em ver sua maturidade e vocabulário numa juventude tão tenra.

    ResponderExcluir