quinta-feira, 30 de março de 2017

Poema da dúvida


* Por Pedro J. Bondaczuk


Anjo ou demônio?
Ormuz ou Harimã?
O Bem ou o Mal?
Luz ou treva?
Vida ou Morte?
Paz ou tormenta?

Diga, amada,
quem é você,
que me conduz
a cytereas paragens
e ao atro Hades
das inquietações?!

Você, de duas faces,
que me convoca à ceia
magna dos deuses
e me oferece no altar
em holocausto às pagãs
entidades do mal?!

Você, fonte de dúvidas,
que me faz vislumbrar
o fabuloso Jardim do Éden
mas me abandona no Saara
da aterradora solidão?!

Indecifrável Esfinge, desafiadora,
misteriosa Gioconda, irônica,
inspirada Beatriz, juvenil,
cruel Lucrécia Bórgia, sanguinária,
avarenta Cleópatra, volúvel,
minha força, minha fraqueza,
que me desperta a animalidade,
mas acalma as carnais paixões,
quem é você?!

Emulação ou êmula?
Conquista ou ideal?
Miragem ou real?
Anjo ou Demônio?
O Bem ou o Mal?

(Poema composto em Campinas, em 13 de outubro de 1977).

* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk




Um comentário:

  1. Como escrevi no Facebook, nessa fase o seu caminho eram as palavras difíceis. Não que hoje sejam as fáceis.

    ResponderExcluir