quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Barquinha da esperança


* Por Pedro J. Bondaczuk


Não temo lutas, não esmoreço, não me entrego,
isso desde tenra idade, desde criança,
porquanto, confiante e audaz, navego
na fragílima barquinha da esperança.

Enfrento mares encapelados e bravios,
o acaso, traiçoeiro, que me manobra,
os dias e as noites, agitados ou vazios:
A barquinha dança, rodopia e não soçobra.

Em meio ás mais ferozes tempestades,
confio que breve virá a bonança,
não me abalo face a dores e maldades,
a bordo da barquinha da esperança.

Arrosto os vendavais dos mais ferozes,
nada abala nem a fé, nem confiança,
enfrento, peito aberto, males atrozes,
navegando na barquinha da esperança.

Espero o bem, sucessos, felicidade.
De esperar minha alma não se cansa,
de amar e de ser amado, de verdade,
refugiado na barquinha da esperança.

Nada me afeta, nada me faz perder juízo.
Creio no bem, na verdade, na pujança,
e em descobrir e conquistar o Paraíso,
a bordo da barquinha da esperança.

(Poema composto em Campinas, em 21 de julho de 2011).

* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk


Um comentário: