quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Principal fórmula do sucesso de Humberto de Campos



A principal “fórmula” do sucesso de Humberto de Campos (posto que não a única), quer como jornalista, quer como escritor ou mesmo quer como político, não foi “só” seu imenso talento, embora este contasse, e muito. Também não passou exclusivamente por sua peculiar produtividade, posto que ajudasse. E nem mesmo se concentrou na sua rara capacidade de aliar quantidade a qualidade nos tantos textos que escreveu. Tudo isso contribuiu, óbvio, para que fosse bem sucedido. Fez com que fosse, entre outras coisas, o escritor brasileiro mais lido da sua época. Mas a característica que considero fundamental para que Humberto de Campos se tornasse o “Príncipe dos Prosadores Brasileiros” foi sua peculiar capacidade de despertar simpatia. Foi a facilidade de fazer amizades e de construir alianças. Quem não conta com essa virtude pode até chegar ao sucesso. Todavia, não se mantém por muito tempo no topo.

Destaco que essa conclusão é exclusivamente minha, baseada, todavia, na lógica. Vocês acham que uma pessoa que não despertasse simpatia em ninguém conseguiria, como Humberto de Campos conseguiu, ser recebido como filho, pelo comerciante José Dias de Matos, de São Luiz, após a morte da mãe? Faria carreira tão meteórica no jornal “A Província”, do Pará, ascendendo em pouquíssimo tempo da humilde função de aprendiz de tipógrafo a sócio daquela mesma empresa jornalística? Duvido! Mas foi no Rio de Janeiro que essa facilidade de fazer amigos mais apareceu, com resultados miraculosos. Imaginem um jovem jornalista, de apenas 26 anos de idade, procedente de fora do eixo Rio-São Paulo, sendo contratado por um órgão de tamanho prestígio como era “O Imparcial”, naquele tempo, e ganhando, logo de cara, uma coluna só dele!. Imaginaram?

Vocês acham que alguém assim não despertaria inveja em jornalistas veteranos, com muito mais anos de casa, e que não haviam conseguido nada sequer remotamente parecido? Se acharem que não é porque não prestam muita atenção em seus próprios ambientes de trabalho. Provavelmente, no início, aquele jovem nordestino deve ter sido discretamente hostilizado, quando não sabotado, com seus tantos concorrentes de olho em seus mínimos erros, para superdimensioná-los e mostrá-los à chefia. Mas Humberto de Campos era um sujeito simpático, afável e humilde, desses que a gente logo gosta assim que conhece. Não tardou, pois, em fazer amizades, e muitas, sobretudo com escritores influentes e consagrados que trabalhavam no mesmo jornal, como Coelho Neto, por exemplo, (que tem muito a ver com Campinas, por haver sido professor do tradicional colégio “Culto à Ciência”). Ou como Emílio de Menezes, a quem viria a suceder na cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras. Ou como o poeta Olavo Bilac, no auge do prestígio, quer como escritor, quer como político, naqueles primeiros anos de República.

Humberto de Campos teve o privilégio, ainda, de trabalhar ao lado de “figurões” como o jurista Ruy Barbosa, que foi, por duas vezes, candidato à Presidência da República. Como o crítico literário José Veríssimo. Como o poeta Vicente de Carvalho. Como o historiador João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, entre tantos, e tantos e tantos outros. Se não fez amizade com eles, também nunca os teve como inimigos. Essas “alianças” todas, se não foram o fator determinante para seu sucesso, contribuíram bastante para ele. Fosse antipático e arredio, com certeza não seria eleito, aos 39 anos de idade, para a Academia Brasileira de Letras. Não venceria três eleições consecutivas para a Câmara de Deputados, representando o Maranhão. Não seria aclamado, em votação popular, como “Príncipe dos Prosadores Brasileiros”. Claro que seu talento foi decisivo. Sem dúvida, sua extraordinária produtividade foi fator muito importante em seu favor. Todavia, se fosse um sujeito arrogante, antipático e negativo, desses que encaram a todos sempre com duas pedras na mão (como se diz no popular), ficaria pelo caminho, como tantos outros (alguns provavelmente até melhores do quer ele) ficaram.

É verdade que muitos medíocres, com pouco talento ou mesmo sem nenhum, não raro conseguem obter sucesso em suas respectivas atividades. Como?  Na base da bajulação aos superiores, de sucessivas intrigas e de conchavos com outros “perdedores”. Cansei de ver isso acontecer. Todavia, estes não duram muito tempo no topo. Mais cedo ou mais tarde, acabam derrubados de seu pedestal pela própria mediocridade; Afinal, “ninguém consegue enganar a todos todo o tempo”. E a queda, quando vem, é fragorosa e irreversível.

Sem a capacidade de promover alianças, sem importantes apoios e sem um mínimo de reconhecimento, dificilmente se consegue chegar a algum lugar de destaque. Pode acontecer, óbvio, e às vezes até acontece. Mas não conheço nenhum caso desses, seja em que atividade for. É verdade que a doença teve profunda e negativa influência no comportamento de Humberto de Campos. É até compreensível. Ainda assim, quando morreu, ele estava no auge do prestígio e da popularidade, Uma publicação póstuma, no entanto,  poria por terra tudo o que conquistou em vida com tanto empenho e trabalho. Foi a divulgação de seu “Diário Secreto”, em forma de livro, em dois volumes (publicados, inicialmente, em fascículos, pela revista “O Cruzeiro”), fato este que merece todo um capítulo a parte, que me proponho a tratar em um próximo texto.

Boa leitura!


O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk                           

Um comentário:

  1. O feito de Humberto de Campos foi a conjunção virtuosa de todos os fatores citados, ainda assim há quem nem chegue perto dele em repercussão e importância da obra tendo muitos deles.

    ResponderExcluir