quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A poesia não morrerá jamais


A poesia está morrendo”. Ouvi uma infinidade de vezes esta tola e inverídica afirmação, que me irrita profundamente sempre que a ouço. E ouço isso com uma freqüência absurda, entre tantas tolices que são ditas por aí, por pessoas que até se consideram sábias, no mínimo eruditas. É verdade que é melhor ouvir essa baboseira toda do que ser surdo. Ganhasse um real a cada vez que já ouvi essa bobagem, dita, muitas vezes com ares professorais, e estaria, sem qualquer exagero, multimilionário. Poetas magníficos, de todos os países e épocas sim morreram. E morrem a todo o instante. É a lei da vida. Afinal, não há nada mais democrático e certo do que a morte. Ninguém, absolutamente ninguém escapa dessa fatalidade. O que está morrendo não é a poesia, é um modelo fracassado de civilização. É um planeta singular e acolhedor que nós, humanos, estamos matando, com a nossa estupidez. São sonhos e mais sonhos, até fáceis de concretizar, que viram pó em conseqüência do nosso medo (ou preguiça. ou seja lá o que for) de lutar por eles.

Desanimamos com espantosa facilidade e, invariavelmente, culpamos terceiros por nossa inércia, raiz de nossos fracassos. Possivelmente, os que “decretam” com tamanha arrogância a morte da poesia queiram se referir ao fato dos poetas terem cada vez menos espaço no mercado editorial. Nisso sim estão certos. Ou quase. Onde, contudo, a novidade? Isso sempre foi assim. Aliás, em passado, não muito distante, as coisas eram muito piores. Os poetas recorriam aos jornais, para mostrar suas composições. Machado de Assis chegou a ironizar, em determinada crônica, o implacável assédio feito por eles às redações dos principais periódicos do seu tempo. E não havia à disposição desses autores os blogs, recurso atualmente bastante explorado por quem lida com poesia. Aliás, a existência da internet não passava pela cabeça nem do mais exagerado, do mais delirante, do mais crédulo (e louco?) dos sonhadores.

Engana-se o leitor que acha que os livros de poetas consagrados, como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Vinícius de Moraes etc.etc.etc. tinham os originais disputados a tapa pelos editores. Nada disso! Eles tinham que ralar, e muito para conseguir espaço. Nem sempre e nem todos conseguiam. E várias das publicações deles, hoje clássicos da literatura brasileira, levavam anos para esgotar reles edição de um mil exemplares. Um amigo meu, que teve oportunidade de conviver com Drummond, contou-me que o poeta de Itabira se queixou com ele, em certa ocasião, que um de seus livros (não lembro qual) vendeu não mais que cinqüenta exemplares no primeiro ano de lançamento. Hoje... é disputado a peso de ouro pelos leitores. Mas na ocasião do lançamento, e nos cinco anos posteriores (tempo que levou para esgotar uma edição) ameaçava se tornar um baita encalhe editorial. E estou me referindo a Drummond. Imaginem o que ocorria (e ainda ocorre) com poetas digamos “menores”, não tão conhecidos (e nem me refiro aos desconhecidos)!!!

Volta e meia sou cobrado, inclusive publicamente, para lançar um livro meu de poesias (tenho três prontinhos, à disposição de quem queira encarar essa aventura, esse risco comercial). Informo, aos que me cobram, que tentei fazer isso e em mais de uma oportunidade. Em todas... me frustrei. Literalmente, “bateram-me com a porta na cara”. Até que, no fim das contas, desanimei. E olhem que sou teimoso pra chuchu, desses sujeitos tinhosos que esgotam todas as possibilidades, por remotas que sejam. Ocorre que não tenho todo o tempo do mundo ao meu dispor para correr atrás. Ciente que não sou nenhum Drummond, ou Quintana, ou Vinícius, ou Bandeira, para citar apenas quatro “monstros sagrados da poesia”, resolvi deixar de lado essa minha teimosia. Cheguei a cogitar, até, em simplesmente destruir todos os poemas que compus e nunca mais pensar nisso.

Em julho deste ano, um amigo do Facebbok sugeriu-me que postasse minha produção nessa rede social. Relutei. Afinal, são poemas bem antigos, alguns com mais de cinqüenta anos que, possivelmente, seriam ignorados pelos leitores da presente geração. Contudo, ante a insistência dessa pessoa, que prefiro não identificar, acedi, posto que com relutância. Desde então, venho postando, diariamente, esses poemas, com aceitação até razoável. É verdade que as “curtidas” são poucas e os comentários mais raros ainda. Já cogitei desistir de vez dessa exposição. Mas daí me lembrei que também “curto” pouca coisa do que leio, embora aprecie tantos e tantos textos, que leio com atenção e deleite. E deixo de fazer isso não por arrogância (como muitos chegaram a me acusar), mas por pura “distração”. Suponho que o mesmo ocorra com muitos, que elogiam meus poemas por vários veículos, sobretudo por e-mails e outros meios tradicionais, mas que nunca “curtiram” nenhum deles.

Essa queixa da falta de comentários às obras divulgadas e a impressão (que se transforma em certeza, porém enganadora) não é nova e muito menos exclusivamente minha. Querem um exemplo? Pablo Neruda, hoje praticamente unanimidade entre os amantes da poesia, ganhador de um Prêmio Nobel de Literatura, fez, antes de morrer, este pungente desabafo: “Fui o mais abandonado dos poetas e minha poesia foi regional, dolorosa e chuvosa. Mas sempre tive confiança no homem. Não perdi jamais a esperança”. Estava errado, claro, em ser considerar absolutamente abandonado, o que nunca foi,  como eu espero estar equivocado em relação à aceitação da minha produção poética. Quanto à propalada “morte da poesia” tenho uma infinidade de argumentos para provar o contrário, que me proponho a expor oportunamente. Essa pioneira da comunicação está longe, muito distante, de estar moribunda, à beira da extinção. Até porque, como afirmou o diretor cinematográfico norte-americano Paul Schrader, “a arte é sempre maior que a vida”. Sobrevive a quem a pratica. Por isso, tenho absoluta convicção que a poesia não morrerá jamais!!!

Boa leitura!

O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk            


Um comentário:

  1. Morre não, ainda que a Terra se extinga, o verso permanecerá reverberando pelos confins do universo.

    ResponderExcluir