terça-feira, 26 de abril de 2016

Recordações das mesas, cadeiras e bancos

*Por José Calvino


Sábado em minha residência,  conversando como sempre faço com meu amigo da velha guarda, Azambujanra, relembramos após 60 anos de quando as mesas e cadeiras dos bares e restaurantes não se  encaixavam como hoje. Quando fechavam os estabelecimentos colocavam uma mesa em cima da outra emborcada, e as quatro cadeiras ou bancos da mesma forma, tomando praticamente todo o espaço.

- Deve ter sido algum arquiteto ou arquiteta que inspirou-se na ideia de algum bêbado ao observar o design daquelas cavas que ficam nas mesas e cadeiras para o encaixe ser realizado, tornando-se mais prático e ficando mais espaçoso o ambiente. – disse Azambujanra.

Concordo com o meu amigo, pois em mesa de bar saem muitas sugestões dos viciados no álcool. Alguns são arquitetos que trabalham com designs e sabe-se lá quem foi o idealizador do projeto. A observação de Azambujanra tem fundamento. Nos anos 50/60 os amigos gostavam de reunir-se sentados em volta de mesas e cadeiras de bar para conversar. Quando Azambujanra me mostrou as mesas e cadeiras  todas encaixadas umas nas outras, como se vê na ilustração acima, ficamos interessados em fazer uma pequena pesquisa  através das fontes da enciclopédia eletrônica, entre elas o Wikipédia, que informa sobre mesas, cadeiras e bancos:

“As mesas são peças de mobiliário, geralmente feitas de madeira, metal, vidro ou de plásticos. Podem ser de jantar, de centro, de cozinha, de jardim, de reunião, de bar..., antigas, clássicas, modernas ou contemporâneas, variando sua forma conforme o uso e utilidade local. E também todos nós usamos no nosso dia a dia nas diversas funções.

As cadeiras mais antigas de que se tem notícia são as cadeiras egípcias, que demonstram ter sido de grande riqueza e esplendor. Feitas de ébano e marfim, esculpidas em madeira dourada, elas eram cobertas com materiais caros... O design de bancos e cadeiras de três pés em geral, oferecia riscos. Se uma pessoa sentada se inclinava para os lados, era facílimo se desequilibrar e tombar...”


 *Escritor, poeta e teatrólogo pernambucano. Vejam e sigam Fiteiro Cultural: Um blog cheio de observações e reminiscências – http://josecalvino.blogspot.com/          


Nenhum comentário:

Postar um comentário