domingo, 20 de dezembro de 2015

O Português de Jânio Quadros


* Por Deonísio da Silva


Político dos mais controvertidos que o Brasil já teve, Jânio era professor de Português e de Geografia. E respeitava a norma culta de nossa língua em declarações, bilhetes, cartas, documentos, em tudo o que dizia e escrevia. Muitas de suas tiradas ficaram célebres.

Candidato a governador de São Paulo, enfrentou em Ribeirão Preto uma autêntica armadilha, que lhe fora preparada por seu notório adversário, Adhemar de Barros. Também candidato, Adhemar paga um repórter para que vá à entrevista coletiva de Jânio, pedindo ao jornalista que faça uma única pergunta: “o senhor sabe que a família interiorana é moralista e conservadora. Gostaria de lhe perguntar: por que o senhor bebe”? A resposta veio bem ao estilo de Jânio: “bebo porque é líquido. Se fosse sólido, comê-lo-ia”.

O flagrante revela um cuidado específico que Jânio Quadros tinha na colocação dos pronomes, um drama para jejunos em português. “Comê-lo-ia” equivale a “o comeria”. A síntese, desjeitosa para a fala, que prefere “comeria ele”, soa pernóstica. Não em Jânio apenas, aliás.

Em outra ocasião, o humorista Leon Eliachar lhe pergunta: “se eleito, colocará os pronomes nos seus devidos lugares?” Sua resposta: “os pronomes não aguardam a minha eleição para que se coloquem nos seus lugares. Estão sempre neles. A boêmia dos verbos é que mutila a boa ordem das frases. Há que lhes perdoar. Não se desgrudam da idéia de movimento”. (Atualmente, é mais usual boemia, sem acento).

A seguir, provocando o candidato, Leon alude a famoso comercial: “só ESSO dá ao seu carro o máximo?” Jânio: “não entendi a pergunta. Pressinto-a sutil como o próprio interpelante. Resta-me, pois, neste instante de perplexidade, o recurso à passagem de volta: só isso dá ao seu cargo o máximo?”

Leon Eliachar faz a última pergunta: “o oval da ESSO é oval ou aval?” Jânio tira de letra: “sugiro-lhe, amistosamente, uma consulta a qualquer psicanalista. O Brasil é tão mencionado no seu questionário, quanto a ESSO”.

Nelson Valente, autor do livro Luz... Câmera...Jânio Quadros em Ação (o avesso da comunicação), de onde foram extraídos os trechos aqui citados, conclui piedosamente: “ele podia dormir sem essa”.

* O escritor Deonísio da Silva é Doutor em Letras pela USP e tem trinta livros publicados, entre romances, contos e ensaios, entre os quais os romances Os Guerreiros do Campo, Avante, soldados: para trás, e De onde vêm as palavras, todos publicados pela Girafa. Site: www.deonisio.com.br


Um comentário: