quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O preconceito do jornalista


* Por Gustavo do Carmo


Já ouvi várias vezes - na faculdade de jornalismo que eu fiz, nas dicas de sucesso da mídia e principalmente na pós-graduação em telejornalismo que eu não terminei – que o jornalista não pode ser preconceituoso.

Pela vivência que eu tenho, esse conselho só vale para o horário de trabalho, pois o jornalista – salvo algumas exceções - é o profissional mais preconceituoso que existe. Durante o expediente ele é obrigado a entrar em favela, enfrentar tiroteio, entrevistar humildes trabalhadores, ignorantes, desdentados (nada contra estes), assaltantes, moradores de rua, etc. Mas, acabou o trabalho, ele volta para o seu mundo esnobe e hipócrita: só faz amizade com gente bem-sucedida, com bom nível cultural, pessoas ricas e influentes e, principalmente, comunicativas.

Usa as eternas e convincentes desculpas do tipo “estou muito ocupado”, “não tenho tempo nem para comer” e “não gosto de redes sociais” para não ligar, não responder e-mails, não se reunir para fazer trabalho em grupo, não seguir no Twitter, não adicionar no Facebook. O jornalista não se interessa pelos mais tímidos, anônimos e até com deficiência intelectual, mas os amigos e influentes ele faz questão de procurar. Jornalista mulher só quer se casar com homens ricos que conhece nas baladas da vida.

Sou vítima desse tipo de gente e de suas “desculpas” há mais de dez anos. Deveria ter me acostumado, mas não consigo. A cada ano fico mais amargo e desconfiado. Por causa desses hipócritas eu crio ainda mais preconceitos contra os jornalistas preconceituosos.

* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos”.
 Bookess - http://www.bookess.com/read/4103-indecisos-entre-outros-contos/ e
PerSe -http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/WF2_BookDetails.aspx?filesFolder=N1383616386310
Seu  blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores



Um comentário:

  1. Um preconceito gera outro. Somos fominhas de inteligência, sanguessugas de conhecimento e informação, então ficamos a nos perguntar quando a conversa derrapa: o que estou fazendo aqui? É por isso que muitos buscam apenas quem está acima em todos os níveis, e relegam ao último plano quem está abaixo deles.

    ResponderExcluir