domingo, 21 de junho de 2015

Jornalismo que crê



* Por Pedro J. Bondaczuk


O homem prático, aquele que tem consciência das suas potencialidades e noção do seu papel no mundo, não vive com a mente presa em um passado, por melhor que ele possa ter sido, e nem tenta se projetar no futuro, que nem sabe se vai ter. Seu tempo é o "agora". Trabalha como se fosse viver eternamente e se prepara para deixar o "palco" deste mundo, como se fosse morrer no próximo minuto. Tem consciência de que cada momento, por mais banal que pareça, é precioso, por ser o único, e procura usufruir ao máximo a vida.

Evita alimentar a memória com lembranças (não confundir com informações), que embora possam ser um consolo para os que já abriram mão da luta e apenas aguardam a morte (são tantos!), não têm um sentido prático. Age de forma incansável – embora buscando preservar a saúde que é o seu maior capital – consciente de que terá "a eternidade para descansar". Seu lazer é o trabalho.

Passa por cima de pequenos aborrecimentos e limita os seus projetos ao factível. Ou seja, embora dê asas às fantasias, nunca permite que estas o levem longe demais. O passado e o futuro servem-lhe somente de referencial. O primeiro, no sentido de correção dos rumos, para evitar cometer sempre os mesmos erros e tropeçar nos mesmos obstáculos em que já tropeçou e o segundo como meta que pretende alcançar, mas nunca posta distante demais ou demasiadamente alta, de forma a se tornar inalcançável. Homem prático é o que mais procuro ser. Claro que, por mais que tentasse,  jamais conseguiria abrir mão das emoções, pelo menos das que me tornam mais vulnerável e carente. E nem tento fazer isso. Afinal, sou humano e não um robô programável.

Contudo, quando comento fatos passados, em minhas crônicas e, principalmente, nos artigos que escrevo, busco agir em sentido prático. Tento extrair – e transmitir aos outros na qualidade de comunicador – experiências e lições. Ou, quando eventualmente sofro algum incontrolável  "ataque" de sentimentalismo, procuro fazer dessas recordações um poema ou o enredo de um conto, ou ilustração de algum conceito filosófico que tento realçar.

Tudo coerente com meu objetivo maior de vida, que é o de praticar o “jornalismo que crê”. Ou seja, aquele que, sem resvalar para a alienação, deixa entrever nas entrelinhas a possibilidade de, por pior que seja o momento atual – dadas as injustiças, a corrupção e a violência que nos irritam e desanimam –, sempre há a possibilidade de dias melhores para as pessoas (e para a humanidade), desde que se aja no sentido prático, de profilaxia dessas distorções e aberrações e da construção de uma sociedade mais lógica e menos excludente. E, no terreno pessoal, procuro, nos limites da minha capacidade, tentar evitar a "segunda morte", a extinção de toda e qualquer lembrança, em um futuro remotíssimo, de que vivi, amei, odiei, pensei, sonhei, sofri, tive alegrias, tristezas e saudades. De que fui um homem, consciente e racional, integrado ao meu tempo e, sobretudo, útil.

Não creio na sobrevivência da alma. Prezo as amizades autênticas, que não se prendam a circunstâncias e a interesses, embora tenha dificuldades em conquistar novos amigos. Mas valorizo as que simplesmente existem, sem qualquer motivo ou razão, e procuro conservá-las e ampliá-las ao máximo. Entendo que elas sobrevivem ao tempo, à distância, à memória e à própria morte. Sinto-me responsável, por exemplo, pela descendência de um amigo morto e procuro prestar-lhe socorro nas horas de necessidade, dentro das minhas possibilidades.

Este é o meu credo, profissional e de vida, raras vezes interpretado e entendido em suas reais dimensões. Neste mundo de aparências, em que a "casca" é mais valorizada do que a essência, tenho sido alvo de mais críticas do que de elogios, o que não me surpreende (embora muitas vezes me aborreça) e não deixa de se constituir até mesmo em uma bênção. Meus antagonistas, ao enfatizarem meus defeitos, estão me prestando um favor inestimável. Dão-me condições de melhorar, embora me chateiem a não mais poder.

Creio que sou parte da divindade e que Deus está presente em cada célula do meu corpo. Ao morrer, vou me transformar e cada partícula do meu ser, por ser indestrutível (a famosa Lei de Lavoisier que diz que “na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”) estará em algum lugar do universo. Onde? Não importa!

Só o que fiz, ou o que pensei, tem remotíssima chance de sobreviver. Ou seja, as minhas obras. De todo o conhecimento que ambiciono conseguir, o que mais espicaça a minha curiosidade é o mais difícil de todos de se obter: o sobre mim mesmo. Tento, a todo o custo, descobrir minhas motivações e entender o que impulsiona os meus atos, para os direcionar no sentido construtivo, embora raras vezes tenha sucesso (acho).

Procuro, sim, a notoriedade, mas em sentido prático. Ou seja, como chave para abrir as portas da oportunidade. E para que as minhas idéias e conceitos fiquem na memória do maior número possível de pessoas e evitem a minha "segunda morte", como ocorreu com Platão, Homero, Sócrates, Aristóteles, Virgílio, Ovídio etc.etc.etc. que vivem até hoje nas magníficas obras que legaram  à posteridade.

Não me julgo superior e nem melhor do que ninguém, em nenhum sentido, embora também não me ache inferior ou pior e detesto receber ou dar ordens, apesar de reconhecer a importância e a necessidade de hierarquias em qualquer sociedade organizada e, por conseguinte, em uma redação de jornal, que é o meu “habitat”.

Esta é a visão que tenho de mim mesmo. Se o quadro não é fiel, paciência. Pelo menos sou sincero. Faltam meus defeitos? Estes nem preciso enumerar e muito menos enfatizar. São visíveis demais! As pessoas que me conhecem, e que convivem comigo, os vislumbram sem a menor dificuldade. E as que me são estranhas, e que sequer me conhecem...para elas o que sou ou deixe de ser pouco importa, embora eu me importe com elas!


* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk 
      


Um comentário:

  1. Este foi o seu texto mais egotrip, ainda que não tenha mudado o que penso de você, e que venho, desde 2007 comentando em cima do que escreve. Divã do analista é pouco e com altas doses de sinceridade. Destaco: "Meus antagonistas, ao enfatizarem meus defeitos, estão me prestando um favor inestimável. Dão-me condições de melhorar, embora me chateiem a não mais poder." Apenas os fortes conseguem dizer isso.

    ResponderExcluir