domingo, 31 de maio de 2015

O que documentos revelam sobre Shakespeare


O resgate da vida amorosa de William Shakespeare, com base em documentos minimamente confiáveis, é impossível. Por que? Porque estes não existem. Portanto, tudo o que escrevem a esse respeito – e escrevem demais – não passa de um conjunto de especulações, de chutes, de palpites, de conjecturas, de fantasias e de tentativas de conseguir notoriedade às custas alheias inventando escandalosas peripécias. A maior parte dos artigos, ensaios e mesmo livros a esse propósito baseia-se em interpretações equivocadas e distorcidas da obra do poeta e dramaturgo. Fundamentados, tão somente, em bases tão instáveis, voláteis e nada esclarecedoras, saem propalando por aí que Shakespeare teve relação homossexual com um nobre, que foi amante de sicrana, fulana e beltrana, que traiu “x”, “y” e “z” e que foi traído por Johns, Harrys e Smiths. Detesto esse tipo de especulação que nada constrói ou acrescenta de positivo.

Sobre a vida afetiva de Shakespeare se pode afirmar, com certeza, que ele casou, com 18 anos de idade, em 1582, com Anne Hathaway, mulher oito anos mais velha do que ele e grávida de três meses. Certamente, foi obrigado a casar, dado o costume da época, quando não se admitia sexo fora do casamento. Claro que havia muita hipocrisia a esse propósito, mas... Só não se sabe se o “errado” nessa questão foi o adolescente, com a testosterona fervilhando em seu corpo ou se a mulher, fogosa e experiente, foi quem viu a oportunidade de entrar para a família de um empresário local, relativamente próspero, já que o pai de Shakespeare era fabricante de luvas em Stratford-upon-Avon, o que naquela cidadezinha interiorana não era pouca coisa.

A criança concebida, ao que tudo indica, de maneira “acidental”, e que precipitou a união conjugal dos pais, foi uma menina, que recebeu o nome de Suzanne e que nasceu no início de 1583. Isso se pode afirmar com segurança, porquanto está documentado. Outro episódio de sua vida afetiva que pode ser comprovado foi o nascimento, em janeiro de 1585, de gêmeos, batizados como Hammet e Judith. Não há, todavia, nenhum registro que indique se Shakespeare e Anne viviam um casamento harmonioso e feliz ou se apenas se toleravam e mantinham as aparências. Não descarto a possibilidade do dramaturgo “pular a cerca” um montão de vezes, sobretudo após sua chegada a Londres. Todavia... prova disso, que seja minimamente confiável, não há nenhuma.

Pode-se conjeturar a respeito, dado o ambiente em que o dramaturgo atuava. Ele deve ter tido lá um punhado de casos com atrizes, colegas de palco, ou com prostituas londrinas. Isso, no entanto, é mera presunção, embora muitos (e põe muitos nisso) dêem essa possibilidade (a que qualquer homem saudável está sujeito) como “favas contadas”. Alguns mencionam até nomes, provavelmente saídos de suas maliciosas cabeças. Um último fato comprovado por documentos, referente à família de Shakespeare, é o da morte de Hammet, seu único filho homem, ocorrida em agosto de 1596, aos onze anos de idade, de causas desconhecidas. A afirmação de que a “causa mortis” teria sido a peste bubônica pode até ter base lógica, porquanto a Inglaterra enfrentava epidemia da doença na ocasião, mas isso não consta em nenhum documento. É, portanto, mero chute. Pode ter morrido, realmente, dessa causa, como pode não. Vá se saber! A vida das pessoas corriam toda a espécie de riscos naqueles tempos em que a medicina mal merecia esse nome e as noções de higiene eram pífias, se não inexistentes.

Sabe-se que, quando o filho morreu, Shakespeare não estava ao lado de Anne. Enquanto esta permanecia em Stratford-upon-Avon, ele estava em Londres, atuando como ator. Já gozava, inclusive, de algum prestígio no mundo teatral. Contudo, há alguma prova disso? Nesse caso, há. Sobreviveu, ao tempo e ao esquecimento, um panfleto, assinado por um certo Robert Greene, sobre a atuação de Shakespeare nos palcos. Aliás, esse crítico não simpatizava nem um pouco com o dramaturgo, a julgar por uma crítica específica que escreveu no leito de morte e que também sobreviveu intacta até os dias de hoje. No texto, Greene chama, em certo trecho, o ator de “corvo arrogante”, o que nos leva a deduzir o óbvio. Que não simpatizava nana, nada com Shakespeare, embora não revelasse os motivos de tal antipatia. Deveria ter, certamente, suas razões. Mas quais?

Shakespeare tomou conhecimento dessa crítica apenas após a morte de Greene. Ficou furioso com ela. Tanto, que exigiu, da parte do editor desse texto, Henry Chettle, a devida retratação, e com o devido pedido de desculpas, o que conseguiu. Isso também pode ser comprovado por documentos. Só não se sabe, pois Greene não escreveu em lugar nenhum, o motivo dele detestar tanto o dramaturgo e de considerá-lo “corvo arrogante”. Não faltam, porém, especulações de que essa ojeriza se deveria à suposta vida dissoluta e desregrada de Shakespeare, que colecionaria uma penca de amantes, sem se importar de que sexo fossem. Isso, eu não escreveria jamais, mesmo que fosse verdade. É um conjunto de escandalosas conjecturas de que um sujeito responsável e sério jamais lançaria mão.

Boa leitura.

O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk             

Um comentário:

  1. Em relação às conjecturas alheias do final, o santo é de ouro, mas ainda assim, é melhor ir devagar com o andor.

    ResponderExcluir