quarta-feira, 27 de maio de 2015

“Durmo beija-flor e acordo sempre-viva”


* Por Mara Narciso


A afirmativa “eu não gosto, eu não entendo (de) poesia” é burra. Meu amigo, o escritor Pedro Bondaczuk ensina-me há oito anos em seus férteis textos, que o melhor jeito de começar o dia é lendo um poema, em voz alta, repetindo-o, para ter bom aproveitamento. Não desdenhava da sugestão, mas achava graça da solenidade quase religiosa. Pensava dessa forma, porque não tinha encontrado o meu livro de poemas. Curioso é que comecei a lê-lo quase por obrigação.

Era preciso começar, pois a autora, de uma alegria explosiva, para a qual faltam superlativos é por si mesma um chamariz. Tudo nela é imenso, do sorriso à cor vermelha dos cabelos, da pele clara à extensão do seu abraço. É professora, literata, atriz, dança e canta. É casada e tem dois filhos. Nasceu em Francisco Sá, antes Brejo das Almas, e mora em Montes Claros.

Pratica ciclismo, anda de vestidos longos estampados com desenhos berrantes, e caso precise de se vestir de palhaço, faz isso de forma alegórica, com estardalhaço e o suprassumo da naturalidade. Sua maneira exagerada contrapõe com a delicadeza das suas idéias. Fui ao lançamento do seu mais recente livro, o sexto publicado individualmente, e ouvi atenta a leitura do prefácio escrito por Ivana Rebello. Encontrei bons amigos, e já na hora de sair, decidi-me por voltar, pegar o livro, tirar uma foto com a autora, dar outro abraço em Karla Celene Campos.

Olhei a capa, uma foto da pensativa poeta diante da lareira, e pensei no desafio que é ler poemas. Nas orelhas, o escrito de Georgino Júnior fazia um convite, quase uma profecia: “cheguem-se logo leitores, e aproveitem”. Em cena a primeira página. Os versos estavam soltos, sem ponto, sem vírgula, um após outro, uma palavra abaixo da outra. A falta de pontuação lembra a ausência de armadura que pauta a vida de Karla Celene, mulher sem peias, hiperbólica em afetos, graça e sorrisos. Tudo em Karla é emoção.

“Cultivo coisas inusitadas dentro de mim
                    Músicas coloridas
             Arco-iris pássaros que voam
       E borboletas no interior da barriga
        Por isso amanheço dos temporais
                        E rediviva
                   Durmo beija-flor
               E acordo sempre-viva”

Estou embasbacada com o mundo pictórico para o qual Karla Celene me convidou a entrar, mergulhar e me lambuzar. Foram-me escancaradas muitas delícias cujo sabor eu desconhecia. Passei por sustos gostosos e gozosos, como se para tais suspenses eu ficasse em crise de asma, e por fim ligassem-me o oxigênio. E após melhorar o fôlego, chega-me um beijo na boca, um inesquecível beijo roubado.

Karla Celene Campos, o seu livro “O Lado de dentro das coisas” disseca sem meias palavras suas verdades inteiras, numa gostosa sessão de anatomia, mostrando o lado luminoso das paixões, das dores e das alegrias. Sinto-me grávida de supremo êxtase. Agora eu tenho um livro de cabeceira, para começar o dia lendo um poema em voz alta:

                      “A vida
                Brevíssimo instante
              É a pedrinha de açúcar
                     Lançada
                     Ao mar”

*Médica endocrinologista, jornalista profissional, membro da Academia Feminina de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico, ambos de Montes Claros e autora do livro “Segurando a Hiperatividade”   



4 comentários:

  1. Texto fantástico, Mara! É uma poetisa escrevendo sobre outra e ambas excelentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz com seu estímulo e comentário, Pedro. Meu exagero tem tudo a ver sobre o que eu achei da obra, e é a cara da poeta. Obrigada!

      Excluir
  2. Bacana esse seu encantamento poético, Mara. Feliz poema toda manhã!

    ResponderExcluir