segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O fim de todos


* Por Daniel Santos



No início do cerco, quando os soldados investiam apenas vez e outra, e assim mesmo contra pequenos grupos, a maioria conformava-se com o benefício da dúvida: talvez ainda não se justificasse um levante.

Os curiosos, com leviana excitação, alardeavam fatos escabrosos e os rebeldes, dos quais esperava-se o primeiro brado, perderam tempo com discussões sobre teoria da ofensiva: a quem caberia a iniciativa da reação?

Jornais inflamavam-se de indignação liberal, como se tal evitasse o fim do crédito e a escassez de alimentos. Enfim, apreensivos, mas ainda confiantes na capacidade de resistência, acreditavam que tudo era fase.

Mas, um dia, a fome tomou-lhes metade das carnes ... da mesma forma que perdiam para seus perseguidores a liberdade de ir e vir. E agora, como se comunicarem? Já não havia passado a oportunidade de reação?

Pegaram-nos, enfim, e já no pátio das execuções reuniram-se de cócoras sem rezas nem protestos. Quando um deles era chamado, apresentava-se. E, assim, um a um, sumiram todos pela mesma porta!

* Jornalista carioca. Trabalhou como repórter e redator nas sucursais de "O Estado de São Paulo" e da "Folha de São Paulo", no Rio de Janeiro, além de "O Globo". Publicou "A filha imperfeita" (poesia, 1995, Editora Arte de Ler) e "Pássaros da mesma gaiola" (contos, 2002, Editora Bruxedo). Com o romance "Ma negresse", ganhou da Biblioteca Nacional uma bolsa para obras em fase de conclusão, em 2001.

Um comentário: