quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Nas ondas alemãs


* Por Mara Narciso


Inova, inventa, captura, seduz, envolve e leva o leitor pelos meandros do raciocínio de um gênio. Privilégio tem quem entra em seus pensamentos e o acompanha em sua aventura em busca do “Irmão Alemão”, perdido noutro país e noutras épocas. Munido de uma foto e de uma carta, Francisco caminha pelas suas suposições, deduções e ilusões, atrás de algo vago, porém estimulante para si e para quem o lê. Escrito na primeira pessoa, os nomes são levemente mudados, e a verdade salpicada de fantasias. Assim, Chico Buarque de Holanda nos leva por um mundo que não é de todo real, mas também não é fictício.

Na condição de consumidora do que Chico Buarque faz, e faz tão bem, embarco na onda alemã e vou com ele em busca do seu irmão, que, sendo vivo já passou dos 80 anos. E pode-se imaginar o que teria sido se tivesse vivido no Brasil. Desfilam entre livros clássicos e seus personagens, pessoas remanescentes dos hippies, escritores e compositores famosos, mães em busca de filhos desaparecidos, transgressões adolescentes, sexo, música, teatro, bares, cigarros de tabaco e de maconha, LSD, perdas e conquistas. O ritmo é rápido e, à moda de José Saramago, não são gastos parágrafos para se escrever os diálogos, marcados em texto corrido.

O personagem principal, contrariando o nome do livro, não é o irmão, e sim a biblioteca gigante do pai, onipresente. Garante o autor que a estrutura da casa são os livros, empilhados do chão ao teto, que seguram a casa, sejam dentro de estantes, em cima de móveis, ou em caixas no chão. São como o ar para seu pai, um tabagista arquejante, amigo de grandes escritores e mimado pelos editores, que lhe mandam novas remessas de obras todos os dias. Sem falar com ele e dando atenção e dinheiro apenas ao irmão Domingos, que odeia livros, Sérgio de Hollander, o pai, não o enxerga. A mãe italiana, Assunta, mistura-se aos livros e à comida do marido, sendo uma mulher que não existe, a não ser escorada por essas duas providências que a levam vida afora.

Udo, o vizinho, buzina dentro de um Karmann Ghia novinho, exceto pelo vidro do carona arrebentado por um paralelepípedo. Uma alusão à primeira vez em que Chico Buarque aparece no jornal, não na página literária, mas na página policial, por ter furtado um carro. Seu irmão Domingos tem o vício de atrair para a cama moças virgens que, depois de defloradas são descartadas. Assim como o pai lê e escreve nas margens dos livros que sobram para Francisco ler em segredo, também as mulheres que foram do seu irmão são o que lhe resta. Até Maria Helena, que foi uma descoberta sua, fica com o irmão antes de estar com ele.

Sente-se feio, compara-se ao irmão, e usa roupas dele. Louco por livros, carrega sempre algum. Formado em Letras, é professor de Francês, e vive com pouco dinheiro. Idealiza com prazer escrever um romance que será lido pelo seu pai. Em busca de informações sobre o irmão alemão Sérgio Ernest, aproxima-se de uma família alemã de professores de piano e encontra um caminho, finalmente. Adiante, Udo, o tal vizinho, some de repente, levando consigo o seu irmão, então tido como subversivo. O autor vê uma abordagem policial de alguém que nunca mais volta. Assim, vai contando a sua busca, enquanto alfineta a História.

Usa de humor, apimenta a narrativa, fala um ou outro palavrão, enquanto diverte seu leitor. Não se separa o que é real do que é ficção. Em nome da clareza, inventa passagens fantasiosas, que lhe servem de ligação. Disse que seu pai, ainda que aprendesse todas as línguas e lesse todos os livros do mundo, ainda assim não estaria satisfeito. Desta forma, palavras de diversos idiomas visitam a narrativa, como ilustração e não como esnobismo.

A Alemanha da década de 1930 desfila diante do leitor, com suas ruas, edificações, costumes e alusão à II Guerra Mundial, inclusive, em nome da dignidade, com cenas dentro de um campo de concentração.

Para provar o que diz, o autor apresenta documentos da época, ocasião em que Anne Ernest tem um relacionamento com Sérgio de Hollander e geram o filho Sérgio Ernest, mas a mãe não tem como sustentá-lo. A criança será adotada por um casal alemão, porém é preciso comprovar, em tempos de purificação da raça, que a criança é ariana pura, de ambos os lados. Mas isso se torna impossível, considerando-se necessárias as certidões de nascimento do pai, dos avós e bisavós. Tal não é feito, e os contatos se perdem. As páginas já estão acabando e o leitor se pergunta se dará tempo. E assim, mantém-se o suspense.

Compositor impar, com suas músicas políticas, líricas e feministas, suas peças de teatro engajadas, suas marcantes trilhas sonoras para cinema e televisão, seus livros “Estorvo” e “Benjamim”, que viraram filmes, “Budapeste”, em que detalha uma cidade na qual não tinha estado, “Leite Derramado”, em que embarca no esquecimento do Mal de Alzheimer, pode-se não gostar da ideologia socialista de Chico Buarque de Holanda, de 70 anos, porém não há como ficar indiferente ao que faz. E que venham mais irmãos. E de qualquer nacionalidade.

*Médica endocrinologista, jornalista profissional, membro da Academia Feminina de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico, ambos de Montes Claros e autora do livro “Segurando a Hiperatividade”   



2 comentários:

  1. Embora tenha me desencantado com seu apoio declarado a um governo que passará à história como o mais corrupto de todos os tempos, "O irmão alemão" encabeça minha lista de futuras leituras. Muito boa resenha, Mara. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o apoio, Marcelo. A ideologia não compromete o romance, que, me contaram, é uma declaração de amor ao pai dele. Acredito que você irá gostar.

      Excluir