quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Pedido ao Papai Noel


* Por Ruleandson do Carmo


"Eles dizem que as coisas boas nunca duram, e acabam terminando. Essas são as pessoas que nunca fizeram nada demais". (Madonna/ Pharrell Williams)


Igual a todo ano, preparei os enfeites, limpei a sala e montei a árvore de Natal. Coloquei cada galho em seu lugar, numa plástica artificialidade que imita com tanta perfeição o natural, como aqueles amores que pensei serem eternos e duraram menos de uma semana. São os amores que foram, é o amor que ficou. Enrolei fitas douradas na árvore, como quem se enfeita para encontrar o amante. Coloquei lá no alto a maior e mais brilhante estrela que encontrei, como quem prioriza sempre a quem ama. Olhei para a minha árvore de Natal, não era a melhor do mundo, mas no mundo era a única que era minha de fato, de posse e de criação.

Coloquei minha meia na janela e pedi com todas as forças ao Papai Noel: "eu quero o amor da minha vida de presente". Este ano eu comi toda a comida, fiz meu dever-de-casa, obedeci meus pais, e ajudei algumas velhinhas a atravessar a rua, portanto, eu tenho o direito de ganhar o amor da minha vida! Terminei a ceia rapidamente quando ouvi o sino das renas do Papai Noel. O barulho delas até parece o toque do meu celular que deixou de tocar por todas as vezes que você não ligou. Corri para a janela e não tinha nada na minha meia, estava vazia! Uma meia vazia de amor como presente a um coração tão cheio de amor. Não é justo.

Sentei na janela e gritei: "Por quê, Papai Noel? Por quê? Cadê o amor da minha vida? Eu fiz tudo e não ganhei, por quê?". Foi quando desceu o bom velhinho e parou ao meu lado. Olhei para aquele homem tão idoso, tão sábio, tão amável. Ele me abraçou, sorriu e disse: "Meu filho, você ainda precisa aprender muito sobre o amor. Não basta ser capaz de amar e disso eu sei que você é capaz. O amor da sua vida vai chegar, ele virá, e ele vai te amar". Retruquei: "Eu cansei de esperar, Papai Noel. Por que eu amo, me dedico e não tenho um amor?". Ele sorriu como quem chora e me respondeu: "Você está no caminho certo. Vou tentar explicar assim: o amor é que nem a brincadeira do amigo-oculto. Você pega um nome entre vários em um saquinho, você sabe a quem você tirou, você sabe a quem tem que se entregar, você compra o melhor presente, faz o melhor embrulho, e dá o melhor de si, sem ao menos saber se ganhará algo à altura, sem ao menos saber quem te tirou. É que o principal não é ganhar, é dar o seu melhor sem se preocupar com o que vai receber, mas confiando cegamente que vai receber. O amor é assim também. Quando você deixar de se preocupar com quando vai ganhar, com o que vai ganhar, você vai ganhar e não será pouco, se tiver dado o seu melhor como presente a quem você ama". Ele falou e sumiu, como quem sempre esteve ali, mas nunca existiu.

Feliz Natal! Feliz Amor!

"Amor é prêmio. Recompensa feliz para quem - afinal de contas - conseguiu manter-se fiel a si mesmo". (Fernanda Mello)


* Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário