quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Treze


* Por Rosa Pena

O que mais me entristece no nosso povo é essa capacidade de autocomiseração, de achar que todos os outros povos são superiores e de suspirar que: só neste país é que isso acontece- seja um atraso num metrô, uma ponte não concluída ou coisa parecida. Mania de achar que nosso país não avança por causa de "certas" pessoas. Essas ditas-cujas somos nós! Só com a confiança em alta é que conseguiremos atingir padrões de qualidade cada vez mais altos. É arregaçando as mangas; é ter a coragem dos iguais e dizer na lata em plena ONU “O uso da força é incapaz de eliminar as causas profundas dos conflitos (...)”.

Não conheço mais nenhum povo que tenha tanta baixa estima. Não sei se ainda é herança dos tempos de ditadura: temos medo de ser patriotas. Não está na hora de passar ao largo do mar de complexo de vira-lata em que a oposição teima em mergulhar o Brasil?

 Será que somos indolentes e que deixamos tudo para a última e não sei mais quantas reclamações para não vão contribuirmos em melhorias? São preguiçosos os que são. São corruptos os que são. São nostálgicos os que são. Retrovisor é a mesmice em dia de trânsito lento onde você vê um monte de asno andando na contramão pra chegar mais rápido. Onde? Convém não esquecer que “ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque um só faz muito pouco" como diz Edmund Burke. Um voto não é muito pouco. É essencial!

 E para quem não lê e fica gritando asneira sem consistência alguma, a ladroeira começou lá atrás. Sabiam que o embarque de D. João VI de volta para Portugal foi bastante conturbado, pois ele resolveu levar para Portugal todo o dinheiro e o ouro do Banco do Brasil?

Vote no futuro porque de passado o velho continente se ferrou. Sabia que na Holanda só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado. Em Milão andou faltando água? Será que o Alckmin foi  conselheiro do  prefeito de lá?


* Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário