domingo, 21 de setembro de 2014

Faz de conta

* Por Raul Longo

Então ‘bora fazer de conta que nós é que somos tudo bobo assim mesmo e acreditamos nas pesquisas que levaram Marina a vitória no segundo turno.

Aí Marina já ganhou, é a presidente e não se fala mais nisso!

“Uma ova!” - como disse a moça Luciana pro Aécio – porque se aí parece que termina, é aí que começa o pior do que já se viveu há 50 anos! Foi exatamente aí que a porca entortou o rabo!

Não tem visto aqueles manganão da TFP por aí, não? Tanto do tempo só entocados e agora aparecem aqui e acolá, por quê? Não tem percebido, não? Preste atenção!

O que tem a ver o fiofó com o fundilho?!! Coisa alguma, mas por enquanto só responda se acredita mesmo que Marina tenha condição de governar alguma coisa?

Aquilo não governa nem fogão de duas bocas! Tem de cozinhar em fogareiro, de uma boca só, porque se tiver duas um dia a panela de um lado fica crua e a do outro queima. No dia seguinte queima a que ficou crua e a queimada sai voando porque a cozinheira tá lá consultando o bispo pra depois perguntar pra patroa, e não consegue definir se primeiro mata ou primeiro escalda a galinha.

“- Sempre gostei do vermelho, mas o pastor mandou eu gostar do amarelo e a patroa quer que eu deixe de lado o verde da floresta e goste do verde do dólar. Mas é tudo pela Providência Divina ter derrubado o avião em que não fui!”

Será que é mãe? Coitada da criança!... Deve cometer uns quinze suicídios por dia!

Mas é boazinha, não é?... É! ‘Bora fazer de conta que é! Mannnsa!... Só que a missionária da nova política já tá fazendo uso da velha censura pra calar o bico do blog Mudamais! Não deu pra saber o motivo porque mandou tirar o blog do ar, mas parece que não gostou do que ela mesma falou e mandou retirar da internet.

Algo assim como uma nova igreja que mantenha os velhos hábitos inquisitoriais.

Se isso virar presidente, no que vai dar? Que não vai dar conta de governar coisa alguma se evidencia em cada declaração, debate, entrevista: parece que se está ouvindo conversa de Caetano Veloso com Gilberto Gil: tudo pode ser assim, ou o inverso do assim, como também pode não ser de jeito algum. Mas mesmo que não ser, será. Ou não.

Até se tenta fazer de conta que Marina a gente é que não consegue acompanhar, mas na enxurrada de inconsistências e inverdades a moça solta tantas incongruências, pra não dizer que sejam besteiras, como “Lula e Dilma puseram um ladrão pra roubar a Petrobrás” que não dá nem pra continuar fazendo de conta!

Marina-faz-de-conta continua insistindo em conta errada, na conta que não pagou, não fechou! É tansa, ou está só se fazendo?

O que é que ela pode governar?!! Seus eleitores fazem alguma ideia?

Se não for governada, Marina vai governar pra quem? Pro Itaú e pro Bradesco? Vai governar para o George Soros?

Para quem vai governar Marina? Os mais informados dizem que governará para a Rede de ONGs internacionais que compõem seu almejado partido, em maior parte financiada pelo capital sionista. Dizem até que a Amazônia será a próxima Palestina e o Acre a nova Faixa de Gaza.

Já imaginou que emocionante?!!!

Mas a gente faz de conta que Marina é só uma pobre moça amiga do Chico Mendes que o PT trouxe do Acre e, agora, sem conhecer economia quer dar a autonomia do Banco Central de presente pra Neca. De tão boazinha e preocupada com a possibilidade de sujarem o oceano, quer dar o Pré Sal para aqueles mesmos a quem FHC ia entregar a Petrobrax.

Mas é tudo faz de conta e faz de conta que defende a natureza da Amazônia aos cuidados dos biointeresses da Natura. Faz de conta que combate o agronegócio para quem defende os transgênicos inviabilizando a agricultura familiar sob o patrocínio da Friboi que o boato garante ser do filho do Lula.

Tudo faz de conta!

Só quem não gosta de brincar de faz de conta com a Marina é o povo do Acre. Marina mesma contou que ali ela é espeto de pau em churrasqueira de ferreiro. Lá, só o filho do assassino do Chico Mendes é seu cabo eleitoral porque sabe que não há preservação mais predatória do que a de sua candidata que fez da vitima o que era o algoz.

Mas tá! ‘Bora fazer de conta que a moça mansa teve a sorte de encontrar o atalho da morte do Eduardo Campos e só por isso está onde a levaram tão dúbias pesquisas. E vai ganhar -- por que não? -- no primeiro turno!

E vamos fazer de conta que George Soros resolveu investir na ex Ministra do Meio Ambiente do governo Lula por mero passatempo! Vamos fazer de conta que Neca Setúbal apenas gosta de tricotear com a acreana para quem faz aqueles elegantes xales só para mostrar suas habilidades no ponto cruz? E o ariano Bornhausen que ia “acabar com a raça do PT nos próximos 30 anos” se achegou às madeixas caboclas da Marina atraído pelo seu charme errático!

‘Bora fazer de conta que tudo isso é puro romantismo e nada foi previsto, nada foi planejado, é apenas uma misteriosa atração pelo carisma da morena das selvas, da cabocla dos seringais. E ao fundo, em ritmo de bolero e sob coloridas luzes de cristal: “Marina, morena Marina, você se pintou!...”

Caliente!... E coincidentemente esse conluio de interesses nacionais e internacionais em desinteressada e altruísta aventura político/econômica a investir desinteressadamente em alguém a quem, por absoluta evidência, não cabe nenhuma condição de exercício daquilo que pleiteia.

Por mais burra que fosse a amante do Al Capone sempre soube mais dos planos do bandido do que sua legítima esposa. Apesar dos processos que responde marido, não se pode acusar Marina de esposa de bandido, pois legitima aparenta nunca ter sido na vida. E para amante faltam-lhe dotes que mesmo não sendo a burrice, são imprescindíveis à função. Ou papel cinematográfico.

Mas, agora, saindo um pouco do faz de conta: ...E quando aqueles que saíram às ruas nas Jornadas de Junho, perceberem que desde lá foram induzidos ao engodo e que aquela mudança então pretendida se tornou um real e concreto retrocesso? E quando perceberem que outra vez caíram na mesma esparrela do Caçador de Marajás? E quando se sentirem como aqueles que elegeram o Collor e depois pintaram a cara pra tirá-lo?

Aí será só pintarem a cara, outra vez?

Talvez tornem a se conformar e novamente a se decepcionar com qualquer outro FHC da vez, até resolverem deixar de ser palhaços e fazerem algo mais inteligente do que pintar as caras; mas o que realmente preocupa não são as caras pintadas. O que preocupa são outras questões.

Será mesmo que George Soros, o especulador internacional, nunca pensou nem avaliou a evidente possibilidade de fracasso de um governo da Marina? A educadora Neca Setúbal não planejou uma aula paralela?

Todo mundo sabe que Paulinho Bornhausen é tão boçal quanto o pai, mas comentasse ter um tio estrategista, a cabeça da família. Essa cabeça não haverá pensado em algo para um muito previsível esgotamento de possibilidade de sustentação de um governo conduzido por alguém tão débil, tão inconsistente e incongruente?

Todos tanto investem em Marina por mera sedução? Terá Marina o mesmo poder de Salammbô sobre os mercenários de Cartago?

Faz de conta que é isso, mas e os mercenários da TFP? De que esgotos ressurgem esses ratos? E as cartas de velhos generais circulando de um lado para outro pela internet? Manifestam-se abertamente em defesa de seus direitos à prática de crimes, de estupros, de mutilações, de assassínios... De que tumbas ressurgem esses zumbis?

Faz de conta que ninguém no mundo percebe que o Brasil é, hoje, não a chave, mas a porta de entrada do continente.

Do continente? Com isso de BRICS, o Brasil é a entrada para a metade mais produtiva do mundo!

Nessa metade está o que resta de ouro e a maioria dos minérios. Está a fotossíntese, a energia natural e a produção de alimentos. Sobretudo, é onde está a água.

Mas faz de conta que Marina está sozinha, que não há nada nem ninguém por trás dela. Em se confirmando a evidência de seu despreparo, será naturalmente retirada para assumir o vice de que ninguém lembra quem seja nem de onde saiu, porque ninguém o conhece. Mas com esse se irá levando até novas eleições presidenciais?

Quando?

Lembram-se do Jânio Quadros? Lembram como ficou sozinho depois que renunciou? E lembram-se, logo depois, do que aconteceu a toda a alegre multidão do país?

Pois é.... Quando se brinca de faz de conta, a gente pode voltar ao passado de verdade.

*Raul Longo é jornalista, escritor e poeta. Mora em Florianópolis e é colaborador do “Quem tem medo da democracia?”, onde mantém a coluna “Pouso Longo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário