terça-feira, 23 de setembro de 2014

Eu não sou noveleiro

* Por Alexandre Lana Lins

Sim... Eu não sou noveleiro. Talvez os que me conheçam intimamente vão rir dessa afirmativa  Mas, de fato, não sou noveleiro. Veja bem... Conheço pessoas excessivamente noveleiras, essas criaturas conseguem e gostam de assistir todas as novelas que passam na TV. Desde as novelas mexicanizadas do SBT até as antigas do canal Viva. E quando não podem assistir, gravam todas e fazem coleções... Gravam e editam. Nada contra, até porque, já gravei muitos finais de novela.

Bom já esclareci que eu não sou noveleiro, mas assisto novelas... O que eu sou? Sou apreciador de boas histórias. Hoje gravo duas novelas para assistir quando eu posso, e mesmo assim, vou pulando as cenas que enchem uma boa linguiça de churrasco. Sim, eu gosto de uma boa história. Assisto as reprises Renascer e Rainha da Sucata, no canal Viva.

Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, me leva ao encontro do lirismo do interior da Bahia, das histórias e "causos" que o povo conta... Me leva até o cacau, o amor sem fronteiras de José Inocêncio até a sua santinha. Me embala com as belas canções. Me recorda Piranga, cidade de muitos causos que, em comum com a novela, teve seus coronéis e o bumba-meu-boi. Como não gostar da história que emociona, que nos envolve?

Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu, me leva à comédia (o pastelão), ao mistério e as boas atuações dos veteranos atores da década de 80 e 90. Mas fica por ai... É uma, que logo, logo, deixarei de acompanhar assiduamente.

E, sem querer, ser um chato intelectual... as boas histórias que eu gosto de acompanhar estão também nos livros, nas revistas, nos noticiários, nos programas de auditório, programas de entrevistas, no rádio, nos filmes, nas poesias, nos debates políticos, na conversa da esquina e nos contos da internet... Enfim, todo lugar, toda situação tem uma história... E quando me emociona e me desperta a curiosidade, acompanho assiduamente. Acompanho até a próxima boa história.


* Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário