sábado, 16 de agosto de 2014

Criação da ousadia


O poder da vontade é praticamente ilimitado. Ou quase. Claro, refiro-me ao que seja factível, mesmo que minimamente. Nem tudo é. Há coisas que, por mais que desejemos e nos empenhemos de corpo e alma para obter, são absolutamente impossíveis. Não é a elas, pois, que me refiro. Conheço inúmeros exemplos de pessoas feridas pela natureza, que nasceram com alguma deformidade ou limitação física, ou que ficaram assim em decorrência de alguma doença ou de acidentes, e que conseguiram reagir e se tornar “gigantes da espécie”. Desmentiram prognósticos de que seriam irremediavelmente dependentes de todos, em tudo, superaram limitações, livraram-se da autopiedade e da tendência natural para a revolta e a amargura e... realizaram maravilhas, que espantam os incrédulos e, notadamente, os que nunca tiveram que passar por experiências tão traumáticas como as suas. Foram vencedoras.

Exemplos de pessoas que, com o poder da vontade fizeram (e fazem) todos se esquecerem de suas deficiências e limitações, nem são tão raros. Cito, de passagem, o caso do físico e professor inglês Stephen Hawking, sobre o qual escrevi inúmeras vezes e cuja inteligência e lucidez não me canso de admirar e de exaltar. Vítima de doença degenerativa, há anos  imobilizado em uma cadeira de rodas e que, até para se comunicar, tem que se valer de um sintetizador de voz,  é um dos cérebros mais privilegiados e lúcidos da atualidade, que não fica nada a dever a Albert Einstein. É dos raros gênios que nossa espécie já produziu em todos os tempos.

Outra figura humana excepcional foi, sem dúvida, Helen Keller. Cega, surda e muda, aprendeu a ler mediante a linguagem Braile, desenvolveu a fala e tornou-se não somente uma das mais lúcidas, sábias e requisitadas conferencistas, notável professora, com sensibilidade e bom humor admiráveis. Estes (e outros tantos similares ou parecidos) são exemplos de grandeza e de superação que mais prezo e que procuro imitar, por se originar do único tipo de poder que vale a pena possuir e cultivar: o da vontade!

Essa força miraculosa, capaz de mover montanhas de problemas e de obstáculos, está ao nosso alcance, dentro de nós, à espera que a identifiquemos e utilizemos. As dificuldades da vida, como a instabilidade econômica, a violência urbana, a disseminação da miséria e problemas familiares e existenciais, levam muitas pessoas a se tornarem "catastrofistas". A maioria assume renitente e amargo pessimismo e chega a perder contato com a realidade, desconfiando de tudo e de todos, incapaz de reagir. Certos indivíduos perdem seus referenciais, isolam-se, ficam agressivos e cultivam a solidão. Arraigam-se a um individualismo exacerbado, que descamba para o egoísmo. Agem como se apenas eles tivessem problemas e culpam o mundo por suas dificuldades e vulnerabilidades. Não se dão conta, mas estão fechando todas as portas para a felicidade. O que tais indivíduos não entendem é que são estes obstáculos e desafios (na maioria das vezes sequer tão grandes) que tornam a vida tão fascinante.

A ousadia para fazer o que achamos adequado vale, igualmente, para sentimentos. Muitas pessoas são infelizes e solitárias porque temem se expor. Secretamente, acalentam projetos de relacionamento. Mas vão adiando sua execução, na medida do seu medo. Nesse aspecto, não há fórmulas milagrosas e nem respostas definitivas. Para saber se a convivência com uma companheira vai dar certo ou não, por exemplo, não existe outro caminho senão tentar. E, como tudo na vida, essa tentativa envolve riscos de fracasso. Mas tem, também, possibilidades de êxito.

Reitero o que escrevi em recente crônica: “somos o que mentalizamos. Se nos virmos como fracos, como tíbios, como doentios e carentes, nos transformaremos nesse estereótipo que criarmos”. O que cada um de nós tem que fazer é se impor. É provar, se preciso, que o mundo inteiro está errado em relação à imagem que tem de nós. É não nos deixarmos abater diante de opiniões e atitudes negativas e preconceituosas alheias. Mas essa demonstração de força não se pode fazer apenas com palavras, que surtem ínfimo efeito ou até mesmo nenhum. Exige ação, mesmo que o corpo teime em não obedecer e a pedir, somente, repouso. Requer energia, tirada não se sabe de onde, mas que tem que ser encontrada dentro de nós. Impõe, sobretudo, férrea e inflexível força de vontade.

Temos que ser determinados e ousados. Temos que buscar, em nosso interior, forças que sequer sabemos que estão lá, mas que estão, à espera de serem reconhecidas e mobilizadas. É preciso tentar, e tentar e tentar sempre, sem desânimo e nem esmorecimento. É persistir, mas não loucamente, sem plano e estratégia. É agir, agir e agir, mas com inteligência e bom senso. É sempre que se estiver perto de desanimar e desistir de tentar, pensar em figuras paradigmáticas, como Stephen Hawking e Helen Keller, e seguir seu extraordinário exemplo, pensando no que elas fariam em idêntica circunstância. Das raras convicções que tenho na vida, uma se impõe sobre todas as demais: “O ser humano pode qualquer coisa, desde que tenha vontade”. Tenhamos sempre em mente esta constatação do polêmico, mas genial, filósofo francês Voltaire: “O sucesso sempre foi a criação da ousadia”. Ousemos sempre!

Boa leitura.

O Editor

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk.



Nenhum comentário:

Postar um comentário