segunda-feira, 23 de junho de 2014

O nascimento de Deus

* Por Antonio de Campos


Para Peter Higgs


O Universo foi esfriado após o Big-Bang, quando uma Força Invisível, conhecida como Campo de Higgs, formou-se junto de partículas associadas, os bósons de Higgs, transferindo massa para as outras partículas fundamentais

Teoria do Bóson de Higgs

Deus nasceu ontem na manjedoura do Grande Colisor de Partículas, na Suíça, perto de Genebra, onde, coincidentemente & por acidente, no coração da cidade, Calvino morreu. Deus foi descoberto ontem! Deus à vista! pensaram os colonizadores do Céu. A metafísica teoria do Bóson de Higgs foi comprovada: comprovou-se o que já se sabia.

Tudo vem do Nada!

De ignorada Moral, Bóson, Misterioso & Mágico, no mesmo instante em que se desvela, se desfaz no vazio chapado de qualquer bem, de qualquer mal. Instável Mãe da Massa & Pai da Matéria, acende & apaga o seu flash para dar corpo à Rosa & ao Chacal. Foi Bóson que ordenou Fiat Lux, em puro latim de Roma antiga, e a luz em partículas, brilhou no fim do túnel, explodindo num Big-Bang, iluminando com a fogueira de sua cósmica Inquisição as trevas mudas da noite do Universo.

Foi Bóson que, paisagista feito Burle Marx, criou o Jardim do Paraíso e lá colocou Adão, Eva & a Serpente para, num happy hour à sombra duma fruteira sem nome, entre o Tigre & o Eufrates, nos trazer a Dor & o Prazer. Bóson é o culpado de tudo isso. Dessa falta de sentido abissal e de não me dizer a razão. Agora, ao menos, existe um pequeno pedaço não sei de quê perdido no espaço em que descarregar a minha angústia sideral. Bóson é o culpado de o Corinthians, também ontem, ter vencido o Boca Juniors, da Argentina.

Bóson é culpado por eu ter nascido no país da bola e gostar tanto de futebol quanto de jiló e de ter guardado minhas lágrimas para juntar às de Françoise Eglert, um dos pais da descoberta, como Higgs, ainda vivo, em vez de as ter derramado com a fútil vitória da bola sobre o homem. Eu poderia dizer que odeio Bóson, como, de fato, às vezes, o odeio até a mais fina ponta do coração terminal pela vida mais tortuosa do que as águas dum riacho, evaporadas antes de misturar seus átomos aos átomos do Mar.  Mas não, ao fim de tudo que é nada,  agradeço a Bóson por ter dado a Higgs a chance de provar que a Vida, que do Nada procede & ao Nada retorna, poderia ter a dignidade dum pássaro em seu ninho!


* Jornalista e advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário