terça-feira, 24 de junho de 2014

Jesus

*Por José Calvino

O meu nome é Jesus Amilov, filho de Onivlakovitch Amilov de Jesus, o meu pai sempre dizia que Jesus era um louco em dizer que era filho de Deus, um Deus criado pelo homem. Eu venho copiando somente as boas ações do meu xará, tais quais suas  palavras de amor e bondade, sem essa de “graças a Deus”! Nunca ficarei como um cordeirinho, apenas para agradar grupos de alienados religiosos ou não. A natureza difere do Deus pregado pelas religiões, e quem pode nos  fazer acreditar na existência de um Deus criado pelo homem? Os próprios religiosos se contradizem. Os dogmas proíbem falar do lado humano de Jesus Cristo, mas eu falo, mesmo sabendo que isso não agrada aos alienantes religiosos, irreligiosos e até mesmo aos ateus. Claro que a manipulação das igrejas primitivas, bem como as igrejas Católica e Evangélicas, têm como base a criação do mito Jesus. Por exemplo: Um caso que aconteceu na ditadura militar de 1964 em Pernambuco-Brasil, quando da deposição de Arraes e o bárbaro espancamento de Gregório Bezerra, este que foi amarrado e, quase em passeata (sou testemunha que o povo caminhava calado atrás do cortejo militar do Exército), levaram-no em direção à Praça de Casa Forte para ser enforcado em plena praça pública, por ordem do então major Villocq. O trucidamento foi impedido graças à madre superiora do colégio Sagrada Família, que telefonou para o Bispo Dom Lamartine e o mesmo se comunicou imediatamente com o QG do IV Exército, pedindo clemência ao General Justino Alves, argumentando que não era possível que a cidade assistisse, passivamente, ao enforcamento. Se o enforcassem, ele também não seria um mito?

Alguns irreligiosos me consideram um deísta, tal como Voltaire que afirmou: “acredito no Deus que criou os homens, não acredito é no deus que os homens criaram”. Bom, como escritor e livre-pensador, leio livros religiosos, etc, para reflexão filosófica espiritualista (arte ou ciências). 
  
Já fui impedido de exercer meu direito democrático de divulgar meu trabalho por ateus ignorantes e preconceituosos...

  
Povo:
  

- Esse porra, é lá Jesus?

- Um lascado desse, Jesus voltou...

- Dizem que ele é sobrinho do grande Kalvinovitch, mais conhecido por “Cristo Mulato”.

- Cristo Mulato escreveu o seu livro com o pseudônimo de  Kalvinovitch Amilov!

– Ele era um homem bom.
– Sofreu muito por nós.
– Ele amava o nosso Brasil.

ALTO FALANTE (Voz de homem) – “Então, se alguém vos disser: Eis aqui o cristo!, ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos”. (MC – 13:21 e 22)

– Vocês ouviram? Ele era um falso profeta!
– Ele nunca disse ser o Cristo Jesus, ele gostava mais que o chamassem de Kalvinovitch.

- Era doido mesmo! Falar mal do governo em praça pública.
– E ele nunca enganou ninguém, e morreu defendendo esta pátria realmente há muito tempo mal governada!


MENINOS (Num só coro) – “Cristo morreu”!


– É o destino de todos nós.
– País de sofrimento  ingrato!
– País dos corruptos, como são grandes os escândalos...
– Continuaremos a luta... Aqueles dois majores da polícia provocaram tudo isto! Digo os nomes deles, sem medo de errar...
– Nem diga, que me causa nojo os nomes desses imbecis. Não merecem sair no livro de grande porte. Saindo, é promoção pra eles. Está no prelo o segundo livro de Kalvinovitch. Sairá lá para outubro ou novembro. Não sai agora por causa destas propagandas políticas. As editoras gráficas estão cheias de serviço.
- E o teatro, vamos terminar?
–  Vamos, sim. Kalvinovitch fez tudo direitinho, e pede para você dar prosseguimento aos seus trabalhos com o resultado do novo governo! ele escreveu pouco sobre os CRISTOS brasileiros.
– Eu já li os manuscritos dele. São ótimos... eu sou suspeito... O seu quociente de inteligência (QI) era muito elevado e...
– Ele escreveu até o mês passado. – dizia o padre.
– O meu dever será cumprido.
– Sim, você está pensando bem. Dê continuidade, mesmo. O nosso povo tem que assistir a esta peça. É de lei.
– Eu estou esperando as eleições para presidente da República e vamos ver quem será eleito, se vai ou não fazer um bom governo.
– Deus ouvirá as nossas súplicas. Aguardaremos. – dizia uma beata.
– Irei, agora mesmo, buscar o teatro de Kalvinovitch e dar uma pressa no romance. Época de campanha política é parada, é fogo esta gente...
– É isto aí. Depois, você me entregue.
– Tchau, gente.

- A Copa do Mundo este ano será em casa, pois este é o País do Futebol. A presidente já disse que torceu pelo Brasil mesmo presa em plena ditadura militar.

- É disso que o povo gosta, quem não se lembra quando o Brasil foi eleito sede da Copa do Mundo 2014?, ninguém protestou. Estarei relendo, após a Copa, o poema de Carlos Drummond de Andrade “E agora, José?”

  

Nota – Alguns trechos extraídos da peça teatral

 “O Cristo Mulato”, ed. 1994, foram encontrados na mochila de Kalvinovitch apenas são lidos pelos personagens (Onivlakovitch e Berenice). O livro será editado. Está faltando patrocínio. Quem se habilita?
  


*Escritor, poeta e tetrólogo. Blog Fiteiro Cultural – http://josecalvino.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário