quinta-feira, 29 de maio de 2014

Salva pela Literatura

A Literatura tem importância variável para as pessoas, dependendo de como elas encaram a arte e, sobretudo, a vida. Para uns, é uma atividade como outra qualquer, embora com suas regras e técnicas específicas. Para outros, não passa de mero hobby, tanto na qualidade de leitores, quanto (e nem sempre) de escritores. Para terceiros, é uma inutilidade em termos práticos, no caso, para os que não apreciam a leitura e não têm o mínimo talento para se expressarem razoavelmente bem por escrito. E há várias outras formas de encarar a Literatura.

Mas há os que têm nela muito mais do que uma atividade profissional. Os que não a consideram um hobby, mesmo que prazeroso e muitíssimo menos a têm como uma “inutilidade” da qual se possa prescindir. Esse grupo seleto faz da Literatura algo como religião. É sua paixão e opção de vida, à qual se dedicam de corpo e alma. Modestamente, incluo-me neste último caso, embora não tenha certeza que a exerça com competência e perícia desejáveis. Exerço-a, todavia, com plenitude e convicção, jamais considerando o meramente bom como suficiente. Persigo, sem nunca alcançar, a excelência, ou seja, a perfeição. Esse também sempre foi o caso da poetisa norte-americana Maya Angelou, que faleceu neste 28 de maio de 2014, na cidade de Winston-Salem, na Carolina do Norte onde residia, aos 86 anos de idade. Não foi revelada a causa da sua morte.

Embora para mim, o interesse por sua vida esteja ligado à sua atividade literária, essa mulher notável, negra, destacou-se em tudo o que fez. Batalhou muito para que isso acontecesse, é verdade.  Foi, por exemplo, além de escritora, cantora, dançarina, atriz, dramaturga e compositora. Nas letras, destacou-se, notadamente, por fazer da sua vida, de sua vasta e não raro dramática experiência pessoal, tema central da maior parte do que escreveu. Sua autobiografia, em sete volumes, é considerada obra-prima do gênero. E como poetisa, foi uma das primeiras mulheres negras a se tornar best-seller nacional. Aliás, foram inúmeros os feitos pioneiros em sua relativamente longa vida. Um deles foi o fato de haver sido a primeira motorista de ônibus do sexo feminino, e negra, na cidade de San Francisco. Foi mulher determinada, idealista, batalhadora. Não por acaso, assessorou dois presidentes (Gerald Ford e Jimmy Carter) e foi condecorada por outros dois (Bill Clinton e Barak Obama). Aliás, este último sempre demonstrou mais do que respeito por ela: reverenciou-a.

A comunidade negra norte-americana considera-a um ícone, um símbolo, uma fonte de inspiração e  por dupla razão. A primeira, óbvio, por ser a talentosa e bem sucedida escritora que foi. E a segunda, mais importante para essa faixa da população, por suas ações como ativista dos direitos civis. Trabalhou, por exemplo, com Martin Luther King e com Malcolm X, numa época em que lutar pela igualdade racial era não apenas temeridade, mas “loucura”, pelos iminentes riscos de vida que impunha. Como cantora e compositora, Maya sempre foi admirada no meio musical. Influenciou, decisivamente, vários cantores, como Steven Tyler, Fiona Apple e Kanye West, entre tantos outros. Uma de suas mais comentadas aparições públicas dos últimos anos foi em 2009, no funeral de Michael Jackson. Na oportunidade, rendeu derradeira homenagem ao astro pop, de quem era amiga, lendo o poema de sua autoria “We had him”.

Maya Angelou, frise-se, não era seu nome verdadeiro. Era um pseudônimo, adotado no início dos anos 50, com o qual se consagrou. Chamava-se Marguerite Ann Johnson. Nasceu em Saint Louis, no Estado do Missouri, em 4 de abril de 1928. Passou a infância, além da cidade natal, na Califórnia e em Arkansas. Quando tinha apenas oito anos de idade, passou por uma experiência traumática, que mudou por completo os rumos da sua vida. Foi estuprada pelo namorado de sua mãe. O choque dessa covarde violência sexual foi tão grande, que a menina perdeu a voz. Permaneceu por muitos anos sem conseguir falar, situação que superou, apenas, com a ajuda de uma compreensiva e providencial vizinha. E como se deu tal superação? Aí é que entra a questão da paixão. Maya foi “apresentada” por sua benfeitora à Literatura. E apaixonou-se completamente pela atividade.

Inicialmente, comunicou-se com o mundo, através de textos, em prosa. Mas não tardou a fazê-lo, sobretudo, em poesia. E quando recuperou a fala, não deixou de escrever. Muito pelo contrário. Poemas e mais poemas seguiram brotando de sua inspirada pena. E letras e mais letras de canções que se tornaram sucessos. E peças e mais peças teatrais, algumas adaptadas para as telas em Hollywood. E essa paixão culminou com a copiosa e maravilhosa autobiografia, redigida com a perícia de uma escritora que tinha algo mais, muito mais, do que o mero traquejo, o indispensável domínio do idioma e da técnica de escrever. Era irremediavelmente apaixonada pela Literatura, pela qual, confessou, em diversas ocasiões, que “foi salva”.

Dois dias antes da morte, em 26 de maio, Maya Angelou parecia bem, embora postasse, em seu perfil no Facebook, que enfrentava um “problema de saúde”. Mas não revelou qual era. Escreveu (conforme informa o portal G1): “Uma inesperada emergência médica me causou grande desapontamento por ter de cancelar minha visita ao jogo comemorativo pelos Direitos Civis da Major League Baseball. Estou muito orgulhosa de ter sido escolhida como homenageada. No entanto, os médicos me disseram que não seria aconselhável viajar naquele momento. Meu obrigado a Robin Roberts por falar por mim e obrigado a vocês por todas as suasd orações. Estou melhor a cada dia”.

Todavia, não estava melhorando como pensava. Tanto que, dois dias depois, deixou a vida para entrar na história. Junto-me, humildemente, aos milhares de jornalistas e escritores norte-americanos que nos últimos dois dias têm escrito comovidas crônicas e inúmeros necrológios em jornais de costa a costa sobre Maya Angelou. Embora cheio de imperfeições (para meu desconsolo), este é um simples, posto que comovido e sincero, tributo de um apaixonado por Literatura por alguém que nutriu da mesma paixão e que, ademais, foi “salva por ela”.

Boa leitura.


O Editor

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk.             

Um comentário:

  1. Acalme-se. Não ficou ruim não. Eu vinha lendo e pensando que biografias são uma coisa que você faz com grande leveza. De repente a surpresa: você colocando defeito. Você é sincero, Pedro, mas eu também sou.

    ResponderExcluir