sábado, 25 de janeiro de 2014

Especulações sobre idade

O pensador e filósofo chinês Confúcio, que viveu entre 551 e 479 antes de Cristo, indagou, em certa ocasião, a um dos seus discípulos:  “Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?”. Há, porventura, quem saiba, mas saiba mesmo e não somente especule? Não creio. Eu não saberia dizer qual a minha, caso não soubesse a data exata em que nasci e quantos anos se passaram desde então. Mas será que sei mesmo? Óbvio que estive “presente” quando este acontecimento se deu. Fui um dos personagens centrais. Só que é impossível lembrar tudo o que aconteceu comigo quando vim ao mundo. Sei da data porque meus pais me informaram. E porque tenho a respectiva certidão de nascimento.

Todavia, esse papel é prova irrefutável de que a data em que comemoro anualmente meus aniversários é mesmo a exata? Não pode ter ocorrido, por exemplo, do meu pai (ou seja lá quem tenha me registrado) ter comparecido ao cartório muitos dias depois do fato ocorrido e de ter errado o dia, ao ser questionado pelo funcionário do cartório? Afinal, há casos e mais casos de pessoas que são registradas um ano ou mais após o nascimento. E, nesses casos, haja memória para alguém lembrar da data exata em que o filho nasceu.

Há mesmo pessoas que jamais foram registradas. E não são poucas. Daí as campanhas do governo para que se corrija essa omissão e para que uma quantidade desconhecida (provavelmente muito alta) de brasileiros (que oficialmente “não existem”), passe a existir. Ou seja, para que quem está nessa situação seja, finalmente, reconhecido como cidadão. Conheço dezenas desses casos. E todas essas pessoas celebram aniversários. Comemoram na data certa ou o fazem aleatoriamente, em uma que “acham” que o nascimento ocorreu? Como saber? Não se sabe. Aposto na segunda opção. Celebram em data escolhida aleatoriamente.

Se isso ocorre agora, em pleno século XXI do terceiro milênio da era cristã, a despeito de tantos e tão sofisticados meios de informação e de comunicação, o que se dizer dos que nasceram em tempos muito mais remotos, já nem digo anteriores à invenção dos calendários e principalmente da escrita, mas, digamos, no século XII? Ademais, calendários minimamente confiáveis, são coisas recentes. O nosso, no Ocidente, é o Gregoriano, promulgado pelo papa Gregório XIII em 24 de fevereiro de 1582. Aliás, é o adotado oficialmente pelas Nações Unidas em todo o mundo, nesta era de globalização. Pudera! Tinha que ser! Se não houvesse essa padronização, todos os negócios, seja de que natureza forem, seriam inviáveis. E, mesmo assim...muita gente, mas muita mesmo, ainda se baseia em vários outros calendários.

Você não acredita? Deveria acreditar. Temos, por exemplo, o calendário Juliano, ainda seguido em muitas partes (como na Rússia), o chinês, o judaico e o muçulmano, de alguns de que me lembro. Fora aqueles que hoje são apenas estudados como meras curiosidades históricas. Você não acredita? Deveria acreditar. Cito apenas alguns destes: os calendários maia e asteca; o dos incas e o dos indígenas brasileiros (e entre estes, há muitas variantes, de uma nação para outra). Poderia citar outros, mas não o farei. Com uma confusão tão grande na contagem do tempo, como esta, como saber se o dia em que celebramos aniversário é, mesmo, aquele em que nascemos de fato?

Claro que esse conhecimento, em termos práticos, é irrelevante. Não fará nem dólar baixar e nem deterá o aumento da inflação. Todavia, convenhamos, é um bom assunto para reflexão, para que possamos exercitar nossos neurônios e impedir que enferrujem ou se esclerosem. Fico no aguardo das manifestações dos leitores, daqueles fieis e assíduos que costumeiramente me pautam por e-mail, se devo prosseguir nessa linha de raciocínio ou me voltar para assuntos mais “importantes”, mais práticos e mais compatíveis com um espaço voltado à Literatura, como este. Encerro estes comentários despretensiosos de hoje com a mesma pergunta com que os iniciei, aquela feita por Confúcio a um de seus discípulos: “Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?”

Boa leitura.

O Editor..

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk        


Um comentário:

  1. Há especulação sobre a data do nascimento de Cristo, a referência ocidental,quanto ao ano, imagine quanto ao dia e mês? Também há os erros de medição, como citei quando pedi que falasse sobre os calendários. É um assunto palpitante, pelo menos para mim, e tem interesse literário, pois há muita gente se angustia por não saber o dia nem ano em que nasceu. Conheço muitos no consultório e o fato se dá com uma frequência absurda, especialmente há mais de 50 anos. Famílias de dez filhos em diante, teve o pai como declarante, que anotou num papel de pão as datas e registrou todos num mesmo dia, errando tudo. Então, para calcular a idade, se baseiam em fatos e idades de contemporâneos. A data é tão importante quanto o nome, e entre as perguntas que já nos fazemos de quem somos, de onde viemos e para onde vamos, acrescente-se: quando nasci? É angustiante!

    ResponderExcluir