sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ataques de tubarão

*Por José Calvino

Os recentes ataques de tubarão, ocorridos na última segunda-feira (22) na praia de Boa Viagem, em Recife e em Jaboatão dos Guararapes, ocorrem sempre nos mesmos lugares, isto é, na Igrejinha, em Piedade, e até próximo do Edifício Acaiaca, em Boa Viagem. Diante da morte da turista paulista Bruna Gobbi no Recife, a mídia mundial repercutiu o caso com destaque.

O Ministério Público expediu recomendação formal ao governo estadual e ao Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para que trechos de praias da Região Metropolitana sejam interditados para banho de mar. Ora, em 2004 escrevi para os jornais e a Secretaria de Defesa Civil esclareceu que o Governo do Estado investe em ações que visam coibir os ataques de tubarão. Para isso, instalou o Cemit.

O mapeamento e a pesquisa nas áreas dos ataques foram as primeiras ações que iriam definir as causas das investidas. Acredito que biólogos e equipe não leram o livro “Aonde iremos nós?”, pois resolveram capturar na costa do Recife e de Jaboatão dos Guararapes filhotes de tubarões para estudos e pesquisas. Cheguei a escrever parodiando Castro Alves, na página 86: “A praia, a praia é do povo/ como o mar é do tubarão”.

*Escritor, poeta e teatrólogo. Blog Fiteiro Cultural – HTTP://josecalvino.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário