sexta-feira, 31 de maio de 2013

Insight

* Por Rodrigo Ramazzini

Em um ambiente de trabalho.
- Fred...
- Fala.
- Posso te fazer uma pergunta?
- Claro! Fala...
- Não é sobre o nosso trabalho em si.
- Tudo bem, Rafael!
- Nada a ver até...
- Pergunta. Sem problemas...
- Chefe, por acaso, alguma vez na vida, tu te perguntaste... Sei lá... Em uma determinação situação... Em um determinado momento...  Algo do tipo “o que eu estou fazendo aqui”?
- Olha, Rafael...
- Digo... Tipo... Surge do nada assim a pergunta... Parecendo que passou a compreender algo... E que tu estás no lugar errado... E se fez essa pergunta, entende?
- Entendi... Olha, Rafael... O que eu vou te dizer... Eu acho... Eu acho que todo mundo já pensou isso ao menos uma vez na vida...
- Pois é...
- Ou melhor, já se perguntou isso uma vez na vida... Não achas?
- Pois é...
- Possivelmente, mais de uma vez até...
- É...
- A gente acaba, às vezes, mesmo sem querer, se colocando ou vivenciando cada situação que eu vou te contar!
- É...
- Que acaba sendo impossível não se perguntar isso.
- Entendi... Entendi... Me diz outra, então...
- Fala...
- E o que tu fez ou faria se... Sei lá... Tipo... Se pegasse pensando isso?
- Olha... Acho que quando tens esse tipo de pensamento... Faz esse tipo de reflexão... Esse tipo de questionamento... É porque tu estás em uma situação incomoda...
- Pois é...
- Logicamente, o que eu faria seria tentar sair dessa situação...
- Entendi...
- Claro! Sempre que possível... Sabe como é... Tem vezes que não tem como!
- Entendi... Mas, se tivesse?
- Se tivesse, nem pensaria duas vezes...
- Entendi... Entendi... Entendi...
- Me deixou curioso, Rafael! Por que as perguntas?
- É que... É que acabei de ter esse insight...
- Como assim, Rafael?
- É que acabei de me perguntar “o que estou fazendo aqui neste emprego”?
- Rafael?
- Eu quero demissão!


* Jornalista e contista gaúcho

2 comentários: