quarta-feira, 17 de abril de 2013


Duas formas de cortar um país ao meio
 
* Por Fernando Yanmar Narciso

D
espindo a humanidade de tudo que é supérfluo e passageiro, amor e violência são as nossas preocupações mais primitivas. Acompanho muito a CNN. Toda noite dois entrevistadores, o americano Anderson Cooper e o inglês Piers Morgan, possivelmente os melhores do país, trazem à mesa de debate os mesmos dois temas: A aprovação das novas leis para porte de armas de fogo e a legalização da união de pessoas do mesmo sexo. Em ambos os casos, a América está irremediavelmente dividida.

Precisamos evitar que continuem a invadir colégios e cinemas com o arsenal do Rambo e matem criancinhas inocentes, mas como? Será que os gays precisam mesmo se casar para viver juntos? Enquanto isso o desemprego, economia, inflação nas alturas e outros problemas “menores” continuam sendo postos no fim da fila...

Morgan e Cooper sempre dão um jeito de encaixar os dois assuntos na pauta de seus programas, às vezes pedindo de surpresa a opinião de entrevistados que sequer são autoridades no assunto, e não raro os debates são tão vorazes que suponho que os produtores devam tomar medidas extremas para que estes programas do prime-time americano não virem o programa de Christina Rocha.

Vamos às armas, compatriotas! Ao contrário daqui, onde aquele tal referendo sobre o desarmamento foi mais uma jogada de marketing que qualquer outra coisa e logo virou a piada da nação, nos EUA isso é um assunto um pouco menos importante que o Superbowl.

Todos sabem que os norte-americanos só são mais neuróticos que os mexicanos. Tudo para eles é motivo para um levante em armas, sempre dão um jeito de torrar uns 5000 dólares num fuzil AR-15 e levar a munição de troco na padaria, com a desculpa de manter suas casas protegidas contra a ladroagem até que a polícia chegue. O problema é que quem compra armas não pensa em outra coisa além de atirar, e a quantidade de loucos no país cresce com a mesma proporção da fabricação de lançadores de granadas.

Num país onde as pessoas são ensinadas a pisar no pescoço umas das outras para subir na vida, não há lugar melhor para a propagação do bullying. Quase todos os massacres escolares foram causados por jovens cansados de ter a cara enfiada na privada pelos valentões da escola e que passam tempo demais jogando Call of Duty e assistindo Walking Dead, jogos e séries de TV com espalhamento de vísceras por todo lado.

Sabem por que o desarmamento deles é mais difícil de aprovar que o nosso? Porque, ao contrário do Brasil, a maioria das armas deles é comprada legalmente. E como na terra do Tio Sam o dinheiro vem antes até da própria mãe, claro que os fabricantes de armas querem puxar o freio de mão da “corrida desarmamentista” a todo custo, inventando as desculpinhas mais esfarrapadas possíveis para travar a aprovação das leis. Parece que, enquanto Obama não for baleado ao vivo em rede nacional, nada vai mudar.

Casamento gay... Sabe qual era o grande barato dessa questão? Era a única questão para a qual George Bush trazia a resposta na ponta da língua. Sempre que perguntavam a Bush sobre casamento gay, ele sacava o revólver. Na visão cristã tradicional, homossexualidade é quando dois homens se unem para fazer deus chorar. Mas como eu não sou cristão, aí vai meu pitaco. O mundo já mudou muito nos últimos milênios, assim como a concepção da unidade familiar. Nem os heterossexuais querem mais casar tanto como os homossexuais. Todo casal sabe que, depois de uns dez anos de convívio, cada um acaba migrando para o extremo oposto na mesa de jantar, e não raro para o quarto de hóspedes. Será que os gays acreditam que não possa acontecer o mesmo com eles? Nem Romeu e Julieta seriam tão ingênuos hoje em dia. Pelo menos essa delicada batalha já teve uma pequena grande vitória quando Obama admitiu ser favorável à união entre pessoas do mesmo sexo. Pensando bem, mesmo que eles ainda se considerem alvos móveis, atualmente os homossexuais já recebem mais proteção que os héteros. Por que não deixá-los levarem uma vida frustrante e miserável a dois como todos nós?

Pelo visto, esses problemas vão continuar sem solução por tempo indeterminado, até que apareça algum líder com colhões o bastante para jogar uma bomba ideológica em cima do mundo e mudar as coisas na marra, como quando Kennedy levou o aluno negro para o colégio de brancos ou quando Clinton mediou o aperto de mão entre Israel e Palestina, que infelizmente não deu em nada. Mas enquanto tal “novo Jesus” não aparece... Que continuemos dando audiência para Cooper e Morgan. Se o presidente não conseguir aprovar essas leis, os dois com certeza o farão...

Peraí! Acabamos de receber a notícia de um massacre a faca num ginásio de lá! Bom, não tem mais jeito. Terão que criar uma lei de “desfacamento” da nação. E lá vai a Ginsu fazer lobby contra as propostas para tirar as facas do povo...

*Designer e escritor. Sites:
HTTP://terradeexcluidos.blogspot.com.br
HTTP://cyberyanmar.deviantart.com           e HTTP://www.facebook.com/fernandoyanmar

Um comentário:

  1. Gostei dessa de deixar os gays se casarem para terem uma vida miserável. Faz sentido. Não é porque eles são do mesmo sexo,que viverão felizes para sempre. O "desfacamento" também ficou engraçado.

    ResponderExcluir