quarta-feira, 20 de março de 2013


Mudanças

* Por Sayonara Lino

A vida é instável, imprevisível, além de não ser feita de garantias. Mudamos o tempo todo, em coisas mínimas, a cada dia, mesmo sem muita consciência a respeito. Quando algo se transforma bruscamente é natural nos sentirmos perdidos, sem chão. Quanto maior o apego, maior a angústia do que já não é mais. A essência da angústia humana reside neste ponto, no apego.

Outro dia lembrei-me de um comentário que ouvi de um médico a respeito do stress. Ele afirmou que a situação mais estressante que passamos na vida é o momento em que nascemos. Dá para imaginar o motivo. Sair do útero aconchegante e pular para as bandas de cá não é moleza. Tem que estar muito disposto a lutar.

Depois de passar por muitas mudanças, procuro aceitar essa realidade que é tão óbvia, mas que ainda assim a maioria prefere ignorar. Ao perceber as transformações como um processo natural da existência, fica menos difícil aceitar e adaptar-se aos novos fatos, que ora nos deixam perplexos, assustados, ora nos trazem alento e apontam novas direções.

Estou partindo para o novo, o inusitado, o desconhecido. Malas prontas, na bagagem apenas o essencial, na memória, apenas o que foi bom, no futuro, a esperança de um tempo muito melhor.
<
<        * Jornalista, fotógrafa e colunista do Literário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário