quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Vergonha

* Por Mara Narciso

A vergonha é a herança maior que meu pai me deixou”, diz a letra da música “Vingança” de Lupicínio Rodrigues. No caso são valores ensinados pelo pai. “Não sei o que me martirizava mais, se era a vergonha ou o medo”, me disse alguém, há nove dias. No passado, indicando que deixou esse estado para trás. Dizem os sociólogos que a cultura japonesa é a cultura da vergonha e que a americana é a da culpa. A vergonha dá vontade de sumir, e por isso é representada por pessoas com o rosto encoberto. Mas nem tudo que se vê escondido é vergonha. Meliante de cabeça baixa e rosto tapado não é vergonha, é esperteza.

A vergonha é um sentimento desagradável de mortificação e culpa diante da opinião alheia, quando se pratica algo inaceitável, seja no âmbito social, político, religioso ou judiciário. É sentimento de desonra e rebaixamento. Quem a sente se acha inútil e desprezível. Quando não há delito real, pode não haver culpa, que é a violação de valores internos, mas sim vergonha, que é a ruptura de valores culturais e sociais, perante os outros.

Uma esbravejada dos pais contra uma criança poderá marcá-la, especialmente quando ocorre em frente a estranhos. Situação mais grave é quando um adulto sofre desmoralização pública. Após a humilhação, é preciso sumir até as pessoas se acostumarem. O tempo de uma vida pode não ser suficiente.

A versão que circula é verdadeira? Até que ponto as pessoas têm como julgar os acontecimentos? Logo se formam opiniões. Mas há quem duvide da história que se ouve ou se lê, e espera algo mais para fazer seu julgamento. Em tempos de informação circulando durante o fato, pouca ou nenhuma análise se faz, e a primeira interpretação vira verdade. No calor dos acontecimentos, em que as paixões estão em brasa, é de se supor que a ação seria mais vividamente contada, por estar fresca na memória. Considera-se que, após algum tempo a pessoa tenha melhor capacidade de fazer uma análise e dar mais detalhes sobre o episódio. Mas atualmente a precipitação é a regra.

Enquanto a Justiça é lenta, muitos têm pressa em bater o martelo e dar seu veredicto, condenando, especialmente em situações de violência. O estopim da opinião pública inexiste e em segundos a malta lincha o suposto criminoso. Então, nada mais se pode fazer para salvar uma reputação.

O juiz decide rápido, mas analisa lentamente. É preciso estudar os fatos, porque depois de decidido não há mais volta. Quem se vê execrado publicamente sente uma dor infinita, com imensa vergonha a atormentá-lo, num penitenciamento que maltrata mais que uma surra ou prisão ou ambas. A sociedade não hesita em ultrajar pessoas e grupos.

Após julgamento e condenação, se aprisiona alguém para que se torture através da culpa, e que venha o arrependimento para que não volte a cometer o mesmo crime. Então, é preciso conviver com ex-presidiários. Como inseri-los sem discriminações, dando-lhes nova chance? Dar-lhes emprego é difícil, mais caro ainda é aceitá-los. Você os aceita?

São pouco faladas, porém permanecem em uso questões relativas à moral, honra e reputação. Linchamentos morais não são justos. A desonra machuca e destrói as pessoas, gerando vergonha, uma arma usada para controlar a sociedade.

Há outras conotações para a palavra vergonha, em expressões como sem-vergonha, isso é uma vergonha, ou pouca-vergonha, relacionada à nudez e questões outras. Ter vergonha pode ser sentir-se encabulado. Destaco a vergonha pública, por ser a mais dolorosa. As pessoas e a imprensa nem sempre são justas em suas aclamações. Já vimos erros acontecerem na primeira página e em horário nobre e a retratação ocorrer num pé de página ou na madrugada. Nem de longe os reparos chegam perto da destruição. E a vida de quem foi linchado? Poucos se importam com o sofrimento alheio. Os que nunca erraram que atirem seus teclados.

*Médica endocrinologista, jornalista profissional, membro da Academia Feminina de Letras de Montes Claros e autora do livro “Segurando a Hiperatividade” – blog http://www.teclai.com.br/    

2 comentários:

  1. A vergonha e suas múltiplas faces e sentidos. Me identifico mais com a dos tímidos, muito provavelmente por ser um deles. Ótimo texto, Mara. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui bem mais encabulada do que hoje. Era penoso chegar em qualquer lugar. Com a maturidade, a segurança vem, como também a certeza de que ninguém dá a menor atenção se você chega ou sai. Obrigada pelo comentário, Marcelo!

      Excluir