quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Poucas leituras

* Por Woden Madruga

Saiu uma pesquisa, “Retratos da Leitura no Brasil”, encomendada pelo Instituto Pró-Livro e realizada pelo Ibope Inteligência. Os números entristecem qualquer cristão, judeu ou muçulmano. A conclusão é de que o brasileiro lê apenas dois livros por ano. Lá se vão 365 dias: “A média de leitura do brasileiro é de apenas, 2,1 livros por ano. O estudo revela que, no total, a média de leitura do brasileiro é de 4 livros anuais, dos quais dois não são lidos até o final. O número é menor do que o registrado em 2007. Na época, a média de livros lidos por anos era de 4,7.

A pesquisa foi realizada entre junho e julho de 2011 com mais de 5 mil entrevistas em 315 municípios de todas as regiões do pais. A região que apresenta o melhor índice de livros lidos é o Centro-Oeste, seguido do Nordeste (viva!), Sudeste, Sul e Norte. As mulheres leem mais do que os homens. Entre elas, o índice de leitura é de 53%, enquanto nos homens, 43%. Outro dado que chama a atenção e que machuca, mesmo: 75% da população brasileira nunca frequentou uma biblioteca. Em tempo algum.

O livro mais lido pelo brasileiro – seja mulher, seja homem – é a Bíblia. Em seguida aparecem os livros didáticos, depois os romances, livros religiosos, contos e livros infantis.

A pesquisa traça o perfil da maioria dos que frequentam uma biblioteca: a maioria está na vida escolar. Depois abandonam o hábito ao longo da vida. Mais ou menos 64% dos entrevistados, nessa faixa, usam as bibliotecas das escolas ou das faculdades. Outra informação da pesquisa: Apenas 8% dos brasileiros vão à biblioteca frequentemente; 17% fazem de vez em quando.

A presidente do Instituto Pró-Leitura, Karina Pansa, disse que o maior desafio agora “é transformar as bibliotecas em locais agradáveis, onde as pessoas gostam de estar,com prazer, e não só para estudar”. A pesquisa revela 71% da universo pesquisado afirma saber da existência de uma biblioteca publica, em sua cidade. Li num desses blogues da vida:

- A preocupação de Karine faz sentido quando se joga uma luz sobre os dados. Ao serem questionados sobre o que a biblioteca representa, 71% dos participantes responderam que o local é “para estudar”. Em segundo lugar, “um lugar para pesquisa”, ou um “lugar para estudantes”. Só 16% disseram que a biblioteca existe “para emprestar livros de literatura”. Como um lugar de lazer, somente 12% respondeu.

E como são as bibliotecas natalenses?, pergunto eu. Qual o papel que elas cumprem? Fosse eu 50 anos mais moço sairia por aí para fazer essa reportagem. Em Natal e no interior do Estado. Bibliotecas públicas, estaduais e municipais. Bibliotecas das escolas públicas. Conversar com os professores, os alunos, os habitantes do lugar. Saber, por exemplo, em cada uma dessas bibliotecas, que livros de autores do Rio Grande do Norte existem em suas estantes.

• Jornalista e colunista do jornal Tribuna do Norte de Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário