quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Aqui o sistema é bruto!

* Por Fernando Yanmar Narciso

Esse cara aqui é um estúpido! Flagrou a mulher saindo de casa de mãos dadas com o Ricardão e atropelou os dois! Aquele outro, na igreja, terminou de se confessar com o padre, puxou um três- oitão e meteu bala no padre e em mais três. Um absurdo! Mais uma: Brigou com a sogra e jogou nela a geladeira do 3º andar do prédio. E aquela jovem que matou a família toda a tiros porque “não gosta de segundas-feiras”? Mas nenhuma ganha dessa aqui: Usuário de crack e heroína mata a mãe a facadas por ter pegado emprestado o cartão de crédito dele sem avisar.

“Típicos” casos que acontecem todos os dias em qualquer parte do planeta... Na maioria das vezes passam despercebidos, mas se caírem na mão de algum programa policialesco de fim de tarde, é só correr pro abraço! Desde os tempos do Aqui Agora, do Cadeia Nacional e do 190 Urgente, esse tipo de noticiário policial trash não sai de nossas telinhas. Quase sempre eles mostram perseguições a bandidos e tiroteios no morro, numa forma que outros noticiários não têm coragem de fazer, com as câmeras bem na cara dos policiais e dos criminosos e repórteres fanfarrões e suarentos de tanto correr atrás da notícia e zombar da cara dos meliantes.

Não os desaprovo por isso, mas são os casos menores, os “corriqueiros”, os que atraem mais audiência, fazendo os jornalísticos sensacionalistas deixarem de marcar traço no IBOPE pra marcar 1 ponto.

O apresentador, geralmente o Datena ou o Wagner Montes, chama todas as câmeras para si e dispara lugares-comuns furiosos como “Vocês não vão acreditar! Isso é um absurdo, uma insanidade! Se seus filhos estão na sala, toque todo mundo pra fora, ou melhor, NÃO ASSISTAM!!”, com toda a expansividade e o espírito de porco que lhes são esperados. Aí, depois de enrolar uns cinco minutos para contar o caso, ele roda uns 15 segundos do VT e corta, pra fazer comentários sensatos e pertinentes sobre o ocorrido antes mesmo de levar a história toda ao ar.

Quase sempre os tais casos são brigas e discussões entre vizinhos que terminam terrivelmente mal, e às vezes nem têm tanta graça assim.

Para se ter sucesso nesse tipo de programa, basta ter em mente que matar o cachorro a pauladas na frente do filho de 2 anos não é notícia, já matar o filho de 2 anos a pauladas na frente do cachorro, isso sim é notícia!

Para aqueles que querem ver o circo pegando fogo, mas não querem ver tanto sangue, há sempre os programas da Márcia Goldschmidt e Cristina Rocha, também nos fins de tarde. Historinhas mal contadas e mal encenadas de bate-boca e brigas entre classes D e E, que nada fazem a não ser se humilharem em rede nacional. Se essa gente pudesse pagar psiquiatras e advogados, não precisariam se sujeitar a isso. Nunca vou me esquecer de uma vez que Márcia falou sobre fetiches e colocou um sem-vergonha para lamber chantilly no pé de uma desvairada. Quem quiser programação de qualidade, que assine TV a cabo!

Mas a pergunta que não sai da minha cabeça quando vejo essas histórias é: E nós com isso? Em que ver esses pequenos genocídios, brigas, homicídios e eugenias locais vai alterar o curso de minha vida? Quer dizer, e daí que o cara matou três dentro da igreja? Nem eram parentes meus nem nada. O drogado matou a mãe, isso não é problema nosso, é só dele- e como o sujeito tem problemas!

Esses programas seguem a idéia dos combates de gladiadores da Roma antiga e dos filmes de terror com serial killers. Assistimos àquele show de horrores, tiros, facadas, torturas, desmembramentos e sentimo-nos expurgados de toda a crueldade do mundo por algumas horas.

Fico pensando o que se passa na cabeça desses repórteres e apresentadores. Todos não passam de uns sádicos, assim como suas audiências. Seriam mais úteis para a sociedade fazendo algo para acabar com toda essa sujeira, em vez de simplesmente sair apontando tudo o que há de errado conosco. Ora, pare de segurar essa câmera e ajude a enfaixar aquele cara todo estropiado no chão! Desliga esse microfone e ajuda o esfaqueado a entrar na ambulância! Seja solidário e não pense apenas no precioso 1 ponto do IBOPE! Claro que isso não vai acontecer, né verdade? Porque todos nós temos contas a pagar, mesmo que o pagamento seja com sangue.


*Designer e escritor. Site: HTTP://terradeexcluidos.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Terríveis bizarrices. Eu não assisto de forma alguma. Fechou com uma frase e tanto. Faz a gente pensar que sem audiência sádica, não existiriam tais programas.

    ResponderExcluir
  2. Li e apreciei. Concordo plenamente com tudo que diz. Não assisto nem por reza braba, Vagner Montes pode "escrachar" a vontade, já vi,esporadicamente, confesso, mas não perco mais meu precioso tempo para ver isso. Parabéns! Nada a tirar nem a acrescentar.

    ResponderExcluir