quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tudo aconteceu de repente


* Por Mara Narciso


A velha senhora tinha 76 anos e costumava se levantar às 6 h, pois seu marido, de 78 anos gostava de sair mais cedo para uma caminhada, e apenas quando ele voltava é que tomavam café. Mas neste dia, excepcionalmente, ela se levantou junto com ele, uma hora antes. Trocou de roupa, penteou os cabelos lisos e grisalhos, colocando uma presilha de lado. O marido saiu, e ela ficou esperando. Na primeira esquina, deu uma comichão nele que voltou em cima do rastro. Chegando a casa foi logo para o quarto. Pela porta entreaberta, viu a esposa sentada na cadeira-do-papai. Tomou um susto, pois ela estava com a cabeça levemente tombada para um lado, e, ele, seguindo o olhar mais para baixo, constatou que um dos chinelos havia caído do pé. Não foi até ela. Em vez disso, ligou para sua filha, que era médica, contou o fato e diante da fala dela de que iria pra lá voando, ele falou: não é preciso minha filha, ela está morta.

Outra senhora, pela janela do quarto via o marido de pé ao lado da piscina. Ele contratava um pedreiro para finalizar a obra da área de lazer. Era perto de meio-dia e diante dos seus olhos, o marido, que não tinha nenhuma doença grave conhecida, caiu no chão, num baque, sem nenhum gemido. Correu ao encontro dele, que, já morto, não deu nenhuma resposta a tentativa de ressuscitação. Não tinha completado 60 anos.

A mulher de 34 anos costumava deitar-se após a refeição, por uns parcos minutos, no intervalo do almoço. O marido ficava deitado ao seu lado, dando um cochilo. Logo o telefone tocou e foi prontamente atendido pela mulher. O marido a ouviu falar com uma amiga, desligar e voltar a cochilar. Poucos minutos depois, nova ligação, mas a mulher não esticou o braço. O marido atendeu e falou com a sogra. Estranhando o comportamento da esposa, olhou para ela, e viu que estava morta. Nunca se descobriu o que a matou.

O homem de 52 anos estava radiante com a vitória do seu time contra o rival por 4X0. A euforia era ainda maior pelo fato de ter ganhado sozinho uma aposta e uma soma razoável. Sorrindo e feliz, se despediu da esposa e foi buscar o dinheiro. Pouco depois chega o irmão dele com cara de notícia ruim, avisando que o ganhador da aposta, lá chegando, caiu morto diante de todos, e as tentativas de massagem cardíaca tinham sido inúteis.

A moça de 32 anos, saudável, e com leve sobrepeso tinha se casado há apenas cinco meses e sem que nem porque foi encontrada morta, caída na cozinha de sua casa. A família, ainda que inconformada pelo fato de ela não ter nenhuma doença conhecida, não permitiu a autópsia, sendo enterrada com atestado de óbito com causa indeterminada.

Durante o trabalho, na parte da tarde, sem se queixar de nada, e sabedor apenas de uma hipertensão em tratamento, ele, aos 62 anos foi ao andar de baixo, descendo e subindo uns poucos degraus. Voltando, abriu a porta da sua sala e caiu ao solo com metade do corpo dentro e outra metade fora do escritório. Durante 25 minutos foi alternada a massagem cardíaca e a respiração boca-a-boca. Mas jazia morto.

A morte súbita é assim chamada quando acontece de imediato ou dentro da primeira hora após queixas numa pessoa previamente bem, sem história de trauma. Poucos relatam doenças e sintomas anteriores. A principal causa são problemas cardíacos. Pode ser por má-formação em pessoas mais jovens, principalmente submetidas a esforços esportivos. Ficou célebre o caso do primeiro maratonista, que ao terminar o percurso de 42 km caiu morto. Também pode haver alteração no ritmo cardíaco por bloqueios, como na Doença de Chagas, por exemplo. Ou infarto, a obstrução das coronárias, em 80% dos casos. A arritmia cardíaca é outra causa, seja ritmo mais rápido ou mais lento, sendo a fibrilação ventricular a mais comum.

O uso de cocaína e/ou ecstasy, especialmente quando seguido de esforço físico, como dançar, por exemplo, pode causar morte súbita por efeito tóxico ao coração. A morte de repente também pode acometer crianças, principalmente nas gestadas por mães fumantes, as prematuras, e as de baixo peso, até os seis meses de vida. Cerca de 30% dos casos de morte súbita cardíaca acontecem à noite durante o sono, quando a frequência cardíaca se reduz drasticamente. Boa parte das mortes se dá pela manhã. Não há como prevenir tais casos.

Para quem fica, é trágico, mas para quem parte é uma fortuna. A minha avó teve morte súbita. O primeiro caso relatado aqui foi da morte dela, que, tempos antes dizia que queria morrer dormindo. E foi quase isso.

*Médica endocrinologista, jornalista profissional, membro da Academia Feminina de Letras de Montes Claros e autora do livro “Segurando a Hiperatividade” – blog http://www.teclai.com.br/

7 comentários:

  1. Creio que todos conhecemos casos assim, até mesmo na família. E é como você disse: para quem parte é bênção, para os que ficam é traumático demais pelo inesperado da situação. Muito bom, Dra. Mara.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela simpatia, Marcelo. O número de casos diários de morte dessa forma são assustadores, coisa de mais de 700 pessoas por dia no Brasil. Meu filho Fernando pediu para que eu não enviasse o texto. Argumentei que na nossa sociedade ocidental é proibido falar da morte. Acho bom começarmos a quebrar esse paradigma.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga Mara. Recebi de você por email e reitero aqui a minha apreciação. Uma crônica assaz verdadeira - e por que não - intimista, num tom confidencial, ao relatar o caso da sua avó.
    E como mãe amável e prestimosa certamente saberá responder a aflitiva pergunta que seu filho registra aqui no site.
    Forte abraço do amigo aqui !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos são casos verdadeiros, que de alguma maneira acompanhei. Obrigada Edir, pela passagem carinhosa.

      Excluir
  4. Um susto, Mara. A morte esperada já é triste, imagine assim. de uma hora para outra é mais complicada. Quando a pessoa está doente acredito que há um certo "preparo". Enfim, subitamente ou não, todos iremos. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Espero não lhe causar essa desagradável surpresa sem aviso prévio.

    ResponderExcluir
  6. Como Marcelo disse, todos conhecemos alguns casos. Como aconteceram dois por agora, resolvi reuni-los. São todos reais. Agradeço o comentário.

    ResponderExcluir