terça-feira, 27 de março de 2012







A inteligência baiana

* Por José Calvino de Andrade Lima

Aos 18/04/2011, aqui no Literário, foi publicada uma crônica sob o título “Lobato, o algoz dos negros”. Fiz um pequeno comentário lembrando que no ano de 2008, no caderno Opinião do Jornal do Commercio, foi publicado um artigo do baiano, advogado e jornalista Arthur Carvalho sob o título “Baiano burro nasce morto?”. No seu texto, em certo momento ele se refere ao então coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Antônio Dantas, quando este discriminou os baianos dizendo que o QI (quociente de inteligência) deles é baixo. “O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais, não conseguiria”, disse o coordenador.

Estas frases causaram a maior revolta entre os baianos. Dantas insinuou que a política de cota para negros pode ter “contaminado” o resultado da faculdade no Enade e citou o grupo Olodum como um exemplo de primazia musical da Bahia. Diz o advogado Arthur Carvalho, no seu artigo do JC, que sempre achou a frase: “baiano burro nasce morto” uma besteira! “Inteligência e burrice nunca foram características ou privilégios de raça ou povo...”.

Concordo plenamente com doutor Arthur Carvalho: “Se ele tivesse um mínimo de sensibilidade, não se referia com tanto menosprezo ao berimbau, instrumento tocado por figuras lendárias...” O berimbau teve seu além-mar bem divulgado por um pernambucano, conhecido internacionalmente, Naná Vasconcelos. O berimbau é conhecido universalmente. Esse pessoal muitas vezes quer aparecer mesmo, mas o Dantas foi infeliz na sua declaração!

A discriminação existe claramente contra os nordestinos. Os cariocas e paulistas chamam, pejorativamente, todos os nordestinos de “paraíba”, “baiano” e de “nortista”. A esse último, eu pergunto: cadê o estudo da geografia? Enfim, todos nós sabemos a inteligência dos baianos; é só observar Ruy Barbosa, Castro Alves, Dorival Caymmi, Jorge Amado, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Ubaldo, Waly Salomão... Das baianas: Maria Bethânia, Gal Costa, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Nana Caymmi, Liris Letieres, Martha Galrão (Fotos 1-2) e muitos outros baianos e baianas.

Viva a Bahia de Todos os Santos!

* Escritor, poeta e teatrólogo. Blog Fiteiro Cultural http://josecalvino.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário