quinta-feira, 22 de dezembro de 2011







Meninice do mundo


* Por Pedro J. Bondaczuk

A fantasia é importante em qualquer idade, desde que, todavia, não seja posta como substituta, como panacéia, como derivativo da nem sempre suave (pelo contrário, às vezes aspérrima) realidade. É gostoso curti-la, sim, e quanto mais, melhor. Desde que, porém, na medida correta e nunca enganados. Ou seja, tendo em mente que ela é fruto exclusivo da nossa criatividade, mera abstração e nada mais.
Desde que me tornei pai pela primeira vez – e quis a Providência que eu tivesse o privilégio de passar por quatro vezes pela mágica experiência da paternidade – decidi que jamais, em circunstância alguma, fosse em que assunto fosse, eu mentiria para meus filhos. E sempre cumpri zelosamente essa determinação.
Desde que tinham tenra idade, estabeleci, com eles, absoluta cumplicidade que raros conseguem e um elo de completa confiança mutua. Eles confiam em mim e eu neles. Quando adolescentes, por maiores que fossem as bobagens que cometessem, sempre que interrogados, confessavam-nas, sem nenhum subterfúgio ou tentativa de negação. Acabavam ou perdoados, quando as faltas eram graves, ou elogiados pela sinceridade, nos pecadilhos, digamos, sem prejuízos para terceiros. E isso sempre funcionou.
Até hoje, meus filhos acreditam, sem a menor vacilação, em tudo que lhes falo, pois estão convictos que eu jamais lhes mentiria (e nunca lhes menti mesmo) e vice-versa. Por isso, a maneira como a figura emblemática do Natal, a do Papai Noel (criação de uma agência de publicidade norte-americana, que data de 1928, inspirada na figura de São Nicolau, destinada a promover o refrigerante Coca-Cola) sempre foi tratada, aqui em casa, é diferente da maioria dos lares.
Desde quando meus filhos começaram a entender as coisas, lhes expliquei que se tratava de mero símbolo, que não existia de fato, mas que nem por isso eles deixassem de curtir essa fantasia e melhor, que aproveitassem a brincadeira para se alegrar. E eles aceitaram isso numa boa.
Nunca me vesti de Papai Noel para lhes entregar presentes, até porque me sentiria ridículo naquela fantasia vermelha, calorenta e inapropriada para nosso clima tropical. Mas meus cunhados o fizeram algumas vezes. E as crianças levaram a coisa numa boa. Adoraram fazer teatro e fingir que acreditavam nele.
Receberam o “bom velhinho”, nas vezes que este passou por nossa casa (umas cinco ou seis, no máximo) como se ele fosse real. Como se acreditassem, mesmo, que ele havia vindo da Lapônia, num incrível trenó voador, puxado por renas mágicas, que sabiam voar.
Nunca estragaram a brincadeira, pelo contrário. Mas pilhei, em algumas ocasiões, as crianças mais velhas explicando às mais novas a diferença entre fantasia e realidade, o que tive o cuidado de reforçar. E assim os meus filhos cresceram. Ou seja, nunca abriram mão dos sonhos e ilusões, mas sempre tendo em vista que eles eram o que eram, ou seja, irreais.
Recebi inúmeras críticas, de parentes, amigos e até (ou principalmente) de desafetos, por minha suposta incoerência. Alguns me disseram: “Onde já se viu um sujeito que vive criando fantasias, que é escritor, matar os sonhos e ilusões das crianças!” Claro que essas pessoas confundiram as coisas. Aliás, nunca me entenderam e muito menos o meu procedimento e por mais que neguem, creio que não gostam de mim. Não faz mal.
Não matei, em momento algum, as fantasias dos meus filhos. Apenas, limitei-me a dizer-lhes a verdade. E, acima de tudo, ensinei-lhes a distinguir o que é somente imaginado do que realmente existe.
Na verdade, estimulei as duas coisas, que julgo importantíssimas para uma personalidade equilibrada, bem-formada e feliz. Ou seja, que as crianças criassem, sim, fantasias, e não apenas uma ou duas, mas quantas sua criatividade permitisse, ponderando, porém, que sempre tivessem o cuidado de dar-lhes o devido peso. Que jamais confundissem o real com o imaginado, porquanto essa confusão tem um nome próprio: alienação.
Por isso que amo tanto as crianças: por sua sabedoria e sagacidade, muito superiores às nossas, adultos, estejamos ou não dispostos a admitir essa superioridade, quase nunca admitida por nós, esquecidos, aliás, de como fomos em nossa meninice. Elas são o futuro do mundo e, principalmente, a esperança da humanidade. E a esperança, como ressaltou judiciosamente Machado de Assis, no romance “Esaú e Jacó”, é “a meninice do mundo”.
Não por acaso o Natal nada mais é do que uma comemoração já bimilenar ao nascimento de uma criança absolutamente especial, a nos lembrar e às várias gerações que somente assumindo a inocência e a pureza desses pequeninos seres, acharemos a chave da verdadeira sabedoria e desse “Santo Graal”, tão procurado onde ele nem está, que é a felicidade!


* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos) e “Cronos & Narciso” (crônicas). Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk

Um comentário:

  1. Nessa estou com seus desafetos. Achei incoerência, mas pelo visto não fez mal aos meninos.

    ResponderExcluir