quarta-feira, 21 de dezembro de 2011







Crônica encomendada

* Por Mara Narciso


Na Galeria Márcio Leite, olhando as recentes obras, eu pensava alto, enquanto o repórter da Globo Délio Pinheiro, ouvindo-me, falou assim: Vem uma crônica aí! Eu dizia que a criatividade de Márcio Leite surpreendia, pois a cada passo havia uma novidade, uma alegria, um prazer.
Cartunista Leite, como é conhecido internacionalmente, acaba gerando ciúmes quando é convidado a participar de um júri de cartuns na China, levando Ziraldo com ele. Também circula lépido e faceiro pelo Irã. A fama não aconteceu por acaso, mas é fácil de se concluir o motivo. O jornalista Artur Leite, que não é seu parente, falou que Márcio chegou ao jornal, ainda menino com a mão cheia de cartuns. Foi admitido na hora.
Usando uma técnica que dispensa pinceis, Márcio Leite cria suas incríveis imagens no computador e as imprime de maneira única, sem usar tinta e tela. Essa característica ocasiona questionamentos, mas sem explicações, pois como diz meu filho, quem fica se explicando já está errado. As suas criações dizem por si sós.
Alguns quadros chegaram junto com os convidados. O motivo do coquetel era uma parceria da loja de roupas Roka com Márcio Leite, que colocou em suas camisetas caricaturas e outras imagens, algumas femininas, com um toque de humor, outras unissex e ainda outras masculinas. Personalidades internacionais como Fidel Castro, Barack Obama, Hugo Chavez, Amy Winehouse, Steven Tyler e outros fazem parte da coleção que tem quinze estampas.
Antes dele, a Roka fez parceria com Sérgio Ferreira e Konstantin Christoff. A empresa doará parte das vendas para o desconhecido e por isso mesmo esquecido Asilo Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Independência, e também à construção da Casa da Imprensa, ambos em Montes Claros.
Modelos desfilaram mostrando as camisetas, enquanto outras estavam expostas não como roupa, mas como quadros de malha. A embalagem imita uma caixa de leite longa vida e nela há imagens coloridas e se lê apenas Leite.
O público de jornalistas foi chamado a multiplicar a ideia solidária. Fotógrafos para todos os lados inundarão o Facebook com fotos do evento, era o que se dizia. Um na entrada e outro ao fundo, perto da parede que muda de cor conforme a obra exposta - hoje estava vermelha -, dois generosos vasos de flores davam o toque feminino chique à exposição. Ao longo do ambiente, os bancos camaleônicos mudam de personalidade a cada mostra, e perfilados viam obras e o público passar.
O poder criativo de Márcio Leite deve causar surpresa até nele mesmo. Juntos, na mesma parede três quadros homenageiam o futebol mineiro, tão alquebrado depois desse, quem dera, esquecível torneio de 2011: um galo colorido com fundo preto lembrando vagamente as fitas dos catopês para o Atlético Mineiro; um pai levando uma criança pela mão e apontando o céu estrelado, onde se vê o Cruzeiro, e no terceiro, numa impossível confraternização: dois jogadores, um de azul e outro de preto e branco adquirem mobilidade através de um artifício usado por Márcio. Ele se utiliza de quebras na imagem, dando intervalos em branco e repartindo um braço, uma perna, o uniforme e a bola, conseguindo dar movimento aos atletas.
Uma curiosa Santa Ceia foi criada pelo cartunista Leite. Com seus mosaicos característicos, Cristo está de branco, central e ressaltado na obra. Doze cálices destacam-se em frente aos apóstolos, que olham para Ele, dando a impressão de moverem a cabeça em concordância ao que diz. O quadro atrai olhares, sem querer, como se tivesse um magnetismo que só as pessoas costumam possuir. Ao lado um São Francisco com seus passarinhos. Apenas que estes não estão nas mãos do santo, mas dentro da vestimenta, que é uma silhueta branca, um corpo vazio, e ao mesmo tempo cheio.
Quadros solicitados por profissionais de diversas áreas, para compor seu ambiente de trabalho, encontram no artista um mago da boa invenção, num permanente manancial de qualidade. Impressão dá de que Márcio Leite estica a mão e pega no ar uma boa ideia. São imagens modernas, alegres e bem-humoradas. E na sutileza do bom gosto, como uma obra de arte deve ser.

*Médica endocrinologista, jornalista profissional, membro da Academia Feminina de Letras de Montes Claros e autora do livro “Segurando a Hiperatividade”-

3 comentários:

  1. Deu vontade de conhecê-lo.
    Ótimo texto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Seu texto é quase uma resenha - sem as chatices e "ismos" de muitas delas. Melhor que a encomenda, Doutora Mara. Abraços e bom Natal.

    ResponderExcluir
  3. Agradecida pelo comentário, Núbia e Marcelo. Márcio Leite é muito bom mesmo. Criou o Brazil Cartoon, que é o segundo site mais visitado no tema. O primeiro é o Irã Cartoon, que é o país do mundo onde mais de faz cartum, inclusive por mulheres. Não é incrível? Quem encomendou a crônica foi o repórter Délio Pinheiro, de brincadeira, e acabou recebendo-a pronta. Sou fã de Márcio Leite, o primeiro na foto, porém escrevo apenas quando gosto. Quando não gosto, não escrevo, no entanto nunca deixo de me posicionar. Falo aos amigos. Obrigada, gente e visitem o site Brazil Cartoon.

    ResponderExcluir