terça-feira, 25 de outubro de 2011







Fiteiro Cultural V

* Por José Calvino de Andrade Lima


“Como uma razão para viver,
um motivo para continuar...
Ao som de uma percussão ritualística.

Como você pode ver:
Recomendaram-me que eu fechasse
O Fiteiro Cultural.”

Embora eu tenha desativado o Fiteiro Cultural em maio do ano passado, resolvi este ano reunir crônicas e poesias que foram lançadas em meu novo livro “Fiteiro Cultural”, durante a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Lamentavelmente, aconteceu um problema (caso de polícia) e por isso só agora decidi que deveria escrever para o Literário e leitores de um modo geral.
Durante a bienal eu fora informado de que uma fila estava sendo formada e então achei que se tratava de uma organização para um autógrafo, só não sabia de qual escritor. Mas, tratava-se de uns perturbadores, que a polícia logo tratara de dispersar com a necessária energia. Na verdade o que aconteceu foi mais uma festa carnavalesca, que perturbou até as palestras, intelectualmente mal dirigidas, que não dedicaram a mínima atenção à questão primordial que é o drama do livro e da leitura no Brasil. Promoveram, com isso, os politiqueiros do nosso País. Não lhes interessava, portanto, discutir com sinceridade a questão cultural. Cuidaram apenas da infra-estrutura material do evento, com maracatu, cachaça... e para os que não gostam de ler e nem de prestigiar a literatura, foi mais uma ótima oportunidade de dançar conforme a música. É bom frisar, os únicos que não participaram da fanfarra, como sempre, foram os escritores e poetas independentes.
Diante da farsa, só me restou uma opção: denunciar!
Enfim, queiram apesar de tudo, os que estavam na suposta “fila”, se apresentar comportadamente na Fliporto – VII Festa Literária Internacional de Pernambuco, que este ano tem o tema “Uma viagem ao oriente”! A feira reunirá toda a beleza e tradição de Olinda, e o encontro dos que se interessam por literatura. Por isso, ficaria muitíssimo agradecido.



* Escritor, poeta e teatrólogo

2 comentários: