terça-feira, 21 de dezembro de 2010




Hipocrisia*


** Por José Calvino de Andrade Lima

Com mais de 2000 anos da vinda de Jesus Cristo a este planeta, nos passando a mensagem de dias melhores. Alicerçado através dos seus ensinamentos de amor e bondade, todavia conseguimos eleger o dia do seu aniversário, como o dia universal da hipocrisia . A humanidade desvirtuou todos os ensinamentos cristãos com as suas angústias e conseqüentemente suas ambições e intolerâncias, independentemente de raças, credos e etnias. A nação mais rica e protestante do planeta, edifica as suas vontades e verdades, alheia à miserabilidade de bilhões de seres humanos do planeta terra. Fazendo com que o livro sagrado e suas palavras, tornassem utópicas e irreais. Em nenhum momento os Estados Unidos demonstraram interesses que não fossem de sua valia e serventia. Com a chegada do Natal, este mesmo gigante consegue fazer um festival de hipocrisia, aos quatro cantos do planeta, com festividades gigantescas como decorações luxuosas, filmes invocando a presença do bom velhinho (Papai Noel), resgatando e incentivando sonhos de consumo e prevalecendo a vitória do bem sobre o mal. Assim, aprendemos através de sua presença massiva a considerá-los como perfeccionístas e com senso de justiça, imbuídos na pseudo dignidade de seus atos, mesmo que isso demonstre uma total hipocrisia (...)
A sociedade, como um todo, absorve toda essa hipocrisia com a distribuição de presentes e sorrisos hipócritas no rosto das pessoas. São mensagens falsas de carinho e incentivos! Deseja-se aquilo que não são condizentes à raça humana, tão destruída pelas mazelas que povoam nossas personalidades egoístas e falsas. Latente ao comportamento das pessoas em relação às outras, tão longe e infinitamente irreversível dos ensinamentos bíblicos . Podemos assim, eleger as festividades de final de ano, como o dia mais hipócrita de todos os tempos. Eis que chega o ano novo, as grandes cidades fazem shows pirotécnicos com o colorido no céu, pessoas literalmente embriagadas confraternizam-se com falsos abraços e beijos. No dia seguinte, vamos computar as vítimas de violência, brigas e acidentes. Demonstrando assim, que é um dia atrás do outro com uma noite no meio, sem mudanças e esperanças. Do lado da natureza, vamos deslumbrar terremotos, furacões, tufões e enchentes. Assim a humanidade edificou os seus desígnios, cultivando a intolerância na falta de amor ao próximo, sendo medíocres e literalmente hipócritas, elegendo estas festividades no pseudo intuito de uma melhor relação entre os seres humanos, tendo o disparate do desejo de um Feliz Ano Novo!!!

* Texto extraído (em resumo) do livro: "Os pacientes do doutor Fróide"-
Ed. 2007 - pp. 74, 75 e 76.


** Formado em comunicações internacionais, escritor, teatrólogo, poeta, compositor, membro da União Brasileira de Escritores, UBE-PE e rei do Maracatu Barco Virado. Como escritor e poeta, tem trabalhos publicados nos jornais: Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e em vários sites... Tem 11 títulos publicados, todas edições esgotadas. Em 2007, integrou-se na Antologia (Poetas Independentes).

4 comentários:

  1. Belo texto Calvino. Suas reflexões são as que faço sempre sobre o Natal. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nesses momentos eu me cerco daqueles a quem
    olho nos olhos...
    Os abraço com a força de quem ama e é amado.
    Mas, sempre externo de maneira sincera meus desejos
    a todos...
    Ótimo texto meu querido amigo Zé.
    Feliz Natal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado queridas, aproveitando o ensejo:

    Natal e Ano Novo

    QUANDO TOMARMOS CONSCIÊNCIA DO PAPEL QUE
    NOS CABE DESEMPENHAR AINDA QUE SEJA O MAIS
    OBSCURO; SÓ ENTÃO PODEREMOS VIVER E MORRER
    EM PAZ, POIS O QUE DÁ SENTIDO À VIDA,TAMBÉM DÁ
    SENTIDO À MORTE.

    ASSIM SENDO, INDEPENDENTEMENTE DE RELIGIÃO,
    É QUE VENHO DESEJAR A TODAOS POETAS E LEITORES
    UM NATAL REPLETO DE ALEGRIAS E UM ANO NOVO
    CHEIO DE PAZ E AMOR, PARA QUE ASSIM DESCUBRA
    O SEU LUGAR E VIVA-O INTENSAMENTE.

    Abração do,
    José Calvino
    RecifeOlinda

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! Pra vc,também, Calvino.
    Um Natal com muitos momentos bons e um 2011 com saúde e paz!
    Beijos,

    ResponderExcluir