terça-feira, 30 de novembro de 2010


O elixir da juventude


O espírito, essa nossa porção misteriosa e imaterial, que nos anima e dá vida, ao contrário do seu invólucro de carne, o corpo, nunca envelhece. Mantém o viço e frescor enquanto vivermos. Claro que, inadvertidamente, podemos matá-lo prematuramente. Mas não há idade para a elaboração de nossas obras e a conquista de nossos ideais. Compete-nos alimentar nosso espírito com boas idéias e nobres sentimentos e iluminá-lo com a beleza. Em vez de permitir que se envenene com ressentimentos, cobiça, inveja e outras tantas coisas mesquinhas e destrutivas, devemos nutri-lo com bons livros, boa música, amizades sinceras e um grande e indestrutível amor. Dessa forma, nosso espírito conservará, sempre, o viço da juventude. É do escritor Aníbal Machado esta feliz e precisa afirmação, colocada na boca de um dos seus personagens: “O espírito só tem uma idade: ou é sempre jovem ou não é espírito”.

E o corpo, há como evitar que envelheça? Não! O que existe é a possibilidade de, mediante hábitos saudáveis de vida, retardar, e apenas por certo tempo (mas não muito) o envelhecimento. Depois que este se instala, todavia, não existe forma de reverter o processo. É irreversível. Há milênios, no entanto, a humanidade sonha com produtos milagrosos que não somente retardem, mas revertam a velhice, deixando, quem os consuma, eternamente jovens. Há uma infinidade de lendas a propósito. Uma dlas é a que se refere à fonte da juventude. Foi em busca dela, por exemplo, que o conquistador espanhol, Juan Ponce de Leon, descobriu, em 1512, o território que hoje se constitui no Estado norte-americano da Flórida. Não era o que queria. Não encontrou sequer o mais remoto vestígio da tão ansiosamente buscada fonte da juventude e por uma razão simplérrima: esta, obviamente, não existe e nunca existiu.

Muita gente, todavia, ainda hoje, com todo o aparato de informação e comunicação que existe, ainda crê na sua existência. Há várias lendas a respeito da tal fonte. Dela manaria uma água miraculosa com a capacidade de rejuvenescer quem a beba. Caso existisse, de fato, e alguém a descobrisse, já imaginaram a fortuna que o sortudo descobridor ganharia? Afinal, quem não quer conservar o viço, a beleza, a disposição e o vigor da juventude? Da minha parte, gostaria de tudo isso, mas sem perder a sabedoria que os muitos anos que vivi me conferiram e, sobretudo, esse bem inestimável que é a experiência. Se tiver que fazer simplesmente mera troca, prefiro continuar como estou. Afinal, modéstia a parte, nem estou tão acabado assim.

Uma das narrativas que dão conta da existência da tal da fonte da juventude – a tal que Ponce de Leon nunca descobriu – diz que ela teria sido descoberta na Península Arábica, pelos árabes, obviamente, e, no entanto teria sido roubada por bárbaros (não no sentido que os jovens empregam esta palavra, ou seja, de magnífico, mas no de quem pratica barbáries). Os ladrões desse preciosíssimo bem foram, claro, amaldiçoados. Ninguém abençoa quem nos suprima o que é precioso. Quem os amaldiçoou? Foi o líder da aldeia em que a fonte da juventude havia sido descoberta. Deve ter sido uma maldição daquelas!

Os ladrões fugiram de barco, levando esse manancial com eles (só não entendo como alguém poderia transportar uma fonte. Mas como se trata de lenda... tudo é possível). Em alto mar, como conseqüência da maldição (maldiçãozona!), a embarcação afundou, matando os fugitivos. Desde então, há quem acredite que esse miraculoso manancial, por não ser natural e conter águas muito puras, não foi contaminado pelo mar. Flutua no oceano e um dia irá bater em alguma praia (se é que ainda não bateu). Sequer me admiro que haja quem acredite em absurdo como este. Afinal, se acreditam em Papai Noel, coelhinho da Páscoa e nos políticos de Brasília, por que não haveriam de acreditar nisso também?!

Outra lenda diz que a fonte da juventude se encontra (vejam só!) no Ártico. Suas águas misturaram-se às do oceano sem perderem seu poder. Essa versão diz que a pessoa que se banhar nua, em noites de lua cheia, nas águas mornas da parte do Ártico mais próxima do Pólo Norte, se tornará imortal e eternamente jovem. Aviso aos navegantes: a temperatura, ali, pode passar dos 50 graus centígrados abaixo de zero. Você se habilitaria a tomar banho, nu, lá, mesmo assim? Eu é que não!

Uma terceira versão diz que a fonte da juventude está no oceano (mas não identifica em qual), e numa ilha que não consta em nenhum mapa. Essa outra lenda garante que quem beber a sua água será teletransportado ao passado, ao tempo em que era bebê, retomando a vida desde o princípio. Quando começar a envelhecer, basta tomar novamente o miraculoso líquido para iniciar tudo de novo, quantas vezes quiser. Creiam-me, leitores, não estou brincando com vocês, há pessoas que acreditam em tudo isso!

Antes de se espalharem as lendas sobre a fonte da juventude, falava-se, e há muito tempo, de um hipotético elixir da juventude, boato que ninguém sabe onde, quando e nem com quem surgiu, mas que passou de pai para filho, por milhares de gerações, até chegar aos nossos dias. Para os alquimistas (aqueles que juravam saber como transformar chumbo em ouro), esse supostamente mágico líquido encontrava-se no “ouro potável”. Suas propriedades curariam qualquer doença e regenerariam organismos envelhecidos, prolongando a vida. O miraculoso elixir tinha, também, o nome de “águas dos filósofos”. Muito charlatão deve ter ficado milionário vendendo este suposto produto mágico a uma infinidade de trouxas.

Responda-me na bucha: você quer manter o espírito sempre jovem (pois o corpo não tem jeito)? Ame. Ame sempre, muito e profundamente. Ame sem peias e sem reservas. Ame física, mental e psicologicamente. Ame da manhã até a noite. Ame na infância, juventude, maturidade e velhice. Nunca se canse da amar. Asseguro-lhes, pacientes leitores, que não há processos de envelhecimento, por mais severos que sejam, que resistam a esse potentíssimo elixir da juventude chamado de “Amor”!

Boa leitura.

O Editor.

2 comentários:

  1. O que posso eu fazer senão seguir teus conselhos.
    Sábios conselhos.
    Belo editorial Pedro o amor é tudo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pedro, vou me atrever a contestar sua ideia chave. Não acreditar na fonte da juventude não é nada. Eu vou além: não acredito no espírito jovem. Acredito porém no espírito rejuvenescido pelo amor. Este sentimento funciona como verdadeira plástica física e psicológica.

    ResponderExcluir