domingo, 31 de outubro de 2010




O bem que faz a incerteza

* Por Marcos Alves

Nada mais falso que pretender passar ileso pelas situações. Por mais que saibamos lidar com o inesperado, nada sabemos do que nos aguarda. A incerteza angustia, engana, parece antecipar o precipício. Até que o tempo permita que as coisas aconteçam. A rigor, não temos certeza de nada. Acordamos sem saber se vamos dormir de novo.

Outro dia esperava o ônibus e dividi o banco com uma jovem mãe. Estava com o filho, já não bebê mas ainda pequenino, no colo. Era negra, bonita, trajava jeans e usava um penteado afro, uma espécie de aplique com tranças. O moleque deitado, preguiçosamente, nas pernas dela. Escutava o garoto e a mãe, no banco ao lado à sombra de arvores de copa larga, distraidamente.

Ativo, ele pergunta sobre tudo. Dócil, ela responde sempre. Uma mãe clássica. Boa companhia numa manhã amena de sol em uma pracinha íngreme do bairro.

Os dois no banco em pura demonstração de interdependência, completude. Um afeto sincero, bonito de ver. Tive a impressão de que não seriam capazes de viver um sem o outro nesse mundo..

As certezas acabam ao nascermos. Somos lançados num ambiente totalmente novo. Privados do útero manso e quente para, em pouco tempo, aprender a lidar com esse mundo barulhento. Aos poucos domá-lo, descobri-lo, decifrá-lo, enfrentá-lo. Aprender com a caminhada é mais importante que chegar.

É por causa da incerteza que valorizamos o conhecimento. Nos tornamos pessoas melhores toda vez que, incomodados pela incerteza, procuramos a verdade.

A incerteza é o motor da vida. O importante não é aprender rápido, mas no tempo certo. Estamos fadados a viver, disse Sartre, e há nisso uma esperança de liberdade.

Não é propriamente felicidade, mas livre-arbítrio. Erramos e acertamos, satisfeitos ou não, bem ou mal, queiramos ou não. Os caminhos se cruzam, as intersecções ditam as mudanças de rota. Os encontros são inevitáveis e quase sempre imprevisíveis. Como diz Paulinho Moska: o que era impossível acaba de acontecer.

* Marcos Alves é jornalista e diretor de vídeos. Textos para Impressos, eletrônicos e também para acordar, dar voz à alma. Gerente de Jornalismo, editor e repórter da EPTV Sul de Minas. Também foi repórter do impresso “O Tempo”, em Belo Horizonte. Em 2003, uma pausa das redações, vieram os trabalhos independentes, a maioria em vídeo. Bom para abrir o leque. De volta ao trecho, Editor de texto na TV Riosul em Resende/RJ. Atualmente é editor-chefe do Jornal Minas 1ª Edição, da Rede Minas de Televisão, emissora da Rede Cultura. Formado em Jornalismo pela Fafi-BH, atual UNI-BH, em Belo Horizonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário