terça-feira, 28 de setembro de 2010




O que é respeito

* Por Evelyne Furtado

Há algum tempo sugeri uma atitude respeitadora a um amigo que retrucou me pedindo uma definição de respeito.
Eu não tinha a menor dúvida sobre o que é agir com respeito, mas diante da pergunta provocativa fiquei aflita na busca das palavras certas para uma definição.
Ele estava usando um artifício socrático para me confundir e de certa forma conseguiu, pois não me ocorreu um conceito pronto e na hora nem mesmo lembrei de citar um pensador que falasse por mim.
Sem querer dar mostras de total ignorância listei exemplos básicos de comportamentos respeitosos e usei algumas metáforas. Porém, restou-me uma sensação de que não tinha respondido a contento.
Recentemente, na sala de aula, um professor me pediu para conceituar respeito. De certa maneira era como se eu tivesse experimentando um déjà vu ou tendo uma segunda chance.
Diante da turma me senti na obrigação de dar uma resposta inequívoca. Não consegui.Sem tempo para pensar proferi sinônimos e outras palavras associadas ao tema tais como consideração, aceitação, admiração, tolerância e cuidado. Não falei em amor embora associar amor e respeito pareça-me inevitável.
Ainda não tenho um conceito definitivo sobre o respeito, porém estou cada vez mais convicta de que precisamos agir com zelo e quase reverência diante de valores, sentimentos, crenças, limites,virtudes e fragilidades próprias e do outro. Por enquanto é essa a minha concepção de respeito e gosto muito dela.

• Poetisa e cronista de Natal/RN

5 comentários:

  1. Gostei muito do texto, Evelyne. Também acredito que respeito esteja ligado a determinadas atitudes citadas acima por você. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Respeito é o que nós, seus leitores, sentimos pelo seu talento. Um beijo, amiga.

    ResponderExcluir
  3. Respeito é um conjunto de valores que são inerentes a todos nós. Importantes mas cada vez mais escassos.
    Ótimo texto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. A melhor parte foi sobre a necessidade de reverenciar os valores do outro. Isso tem sido uma raridade. O que vemos é a imposição da própria vontade, esmagando quem é o outro. O individualismo e o egoismo também parecem devorar o respeito. Tenho lidado com isso nos últimos tempos. Preciso aprender a aceitar esse fato, ou me rebelar contra ele, pois sou respeitosa e ao mesmo tempo desrespeitada.

    ResponderExcluir
  5. Sayonara, Marcelo, Núbia e Mara: Muito obrigada pelos comentários. Beijos e boa noite.

    ResponderExcluir