quinta-feira, 16 de setembro de 2010


Inusitado apelo

Caros leitores, boa tarde.

Desde a transferência do Literário do Comunique-se para este espaço, em abril do ano passado, propus-me a torná-lo uma democrática vitrine, não apenas dos textos dos colunistas e dos colaboradores (que participam da coluna diária “Porta Aberta”), mas dos livros lançados por escritores, pertençam ou não à nossa confraria. É uma coisa até óbvia, concordam? O principal objetivo de um espaço voltado à literatura só pode ser tratar de livros, em todos os aspectos que os envolvam.
Sei que esta nossa revista literária eletrônica não tem a visibilidade que gostaríamos que tivesse. Ainda assim, estamos crescendo. Nosso limite são “as estrelas”. Um dia chegaremos lá! Ainda assim, convenhamos, a abrangência e o alcance do Literário não são nada desprezíveis. Afinal, já temos mais de 122 mil acessos, quantidade que, certamente, é das mais expressivas. Poderia ser maior? Claro que sim! E será. Mas a meta já alcançada e digna de comemoração.
Agora, raciocinem comigo. Se me disponho a divulgar livros de quem quer que me peça divulgação, não seria um ato de extrema burrice (a pretexto de modéstia) não fazer o mesmo com os meus? Claro que sim! Vocês são escritores e sabem das dificuldades que encontramos para divulgar o que escrevemos, num país em que homens de letras não são devidamente valorizados (para não dizer que não contam com o mínimo reconhecimento, salvo raríssimas e honrosas exceções). Por isso, o Literário dispõe-se a, dentro de suas limitações, facilitar as coisas nesse aspecto para qualquer escritor que solicitar ajuda. E eu estou solicitando!
O leitor arguto, certamente, notou que na minha coluna bi-semanal “Ladeira da Memória”, venho anunciando, há já um bom tempo, dois livros novos da minha autoria, “Lance Fatal” (contos) e “Cronos e Narciso” (crônicas). Abaixo do meu texto normal, tenho aposto as instruções do que, como e onde adquirir essas obras.
Rogo-lhes encarecidamente, bando de Dom Quixotes (ou de “loucos”, parodiando a torcida do Corinthians?) que me acompanham nesta aventura cotidiana, que colaborem comigo e me ajudem a divulgar meus livros. Claro que me comprometo a agir com reciprocidade em relação aos “seus” livros também, ou de seus parentes, amigos ou conhecidos que vocês queiram divulgar.
Se o nosso espaço não servir nem para isso... será ocioso mantê-lo. Sou um sujeito sumamente prático e não costumo me perder em vazios devaneios. Daí a razão do meu apelo. A “orelha” do livro “Cronos e Narciso” foi escrita pelo nosso ex-colunista Nei Duclós, jornalista vencedor e consagrado escritor catarinense. Seu texto de apresentação intitula-se “O tempo e o espelho”. Leia-o e verá que lhes ofereço não um produto qualquer, mas uma obra de qualidade (e de utilidade).
Já o livro “Lance Fatal” é apresentado pelo não menos ilustre e querido ex-colunista e companheiro de profissão Daniel Santos e traz o título de “Nervo exposto”. Na contracapa de ambos há depoimentos generosamente feitos por doze colunistas do Literário.
Minha intenção, tão logo as obras saíram do prelo, era brindar a todos os participantes deste espaço com um exemplar de cada livro. Todavia... a editora só fornece, por força contratual, dez unidades de cada. Para não cometer a injustiça de enviar um exemplar a alguns e não mandar a todos (e como minha cota se destina a veículos de comunicação, para que façam a devida divulgação, embora corra o risco de ter que me conformar com o silêncio), não os envio a ninguém. Creiam-me, não se trata de má vontade e nem de mesquinharia.
As instruções sobre a forma de aquisição das obras são as que venho postando no rodapé das minhas colunas. Solicito-lhes, pois, a gentileza de repassá-las a parentes, amigos e conhecidos, para que as adquiram. Com a ajuda de vocês, espero que um dos dois “filhos espirituais” que acabo de gerar (se não ambos) se transforme em best-seller.
Pretensão minha? Provavelmente sim! Mas sem uma boa dose de ousadia, quando não de atrevimento até (quando necessário), não se vai a lugar algum. E já que sonhar não paga imposto, por que não colocar os sonhos no local mais elevado do universo, acima, até mesmo, das estrelas?
Conto com vocês e, reitero, coloco-me à disposição de todos para dar a recíproca. Contem comigo, assim como confio em todos vocês!

Boa leitura.

O Editor.

8 comentários:

  1. Recife tem livraria Cultura.
    Vamos lá, gente!
    Com certeza eu estarei amanhã na LC.
    Pedro, pode contar comigo!
    Abração do,
    José Calvino
    RecifeOlinda

    ResponderExcluir
  2. Calvino está certo.
    Também conte comigo.
    Esse fim de semana passo na Livraria Cultura.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Apoiadíssimo, Pedro! A divulgação será realizada com sucesso! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Pedro, parabéns pelo lançamento dos livros. Contigo, passo a ser escritor "catarinense", o que pode deixar meu pessoal de Uruguaiana, RS, onde nasci e me criei, meio invocado. Teria eu mudado de "nacionalidade"? A verdade é que, neste lugar onde moro, em Fpolis, SC, sempre que me perguntam se sou daqui, respondo que sim, "daqui do Brasil". Não convence muito, mas minha resposta é sincera. A favor da minha "dupla cidadania", conta que tenho neta nascida neste pedaço de Pátria. Gde. abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Embora o editorial tenha sido longo, Pedro, não entendi alguns detalhes. A distribuição dos livros é em nível nacional, ou apenas pela internet? Seria o caso de divulgar na nosssa lista de e-mails ou nas principais livrarias de cada cidade, fazendo a propaganda, citando o nome e solicitando a compra do título? Caso alguém possa me responder, agradeço.
    Sobre o espaço Literário, estou sempre divulgando.

    ResponderExcluir
  6. Como comprar:

    Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
    Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pelo apoio e solidariedade, queridos amigos Núbia, Calvino, Urariano, Sayonara, Nei Duclós (na verdade meu conterrâneo gaúcho, e não catarinense como o caracterizei) e Mara, além dos que se manifestaram por email. Eu tinha certeza da boa receptividade do meu apelo, como estou certo que posso contar com todos vocês para divulgar meus novos livros. E, reitero, que me comprometo a fazer o mesmo com cada livro que vocês publicarem. Esta é nossa confraria e devemos ter por lema o mesmo dos três mosqueteiros (na verdade quatro) de Alexandre Dumas: "um por todos e todos por um". Este espaço é nosso e ninguém tasca. Aqui temos como divulgar o que é nosso e quanto mais valorizado este espaço estiver, mais iremos ter vantagens. Abraço a todos e meu antecipado muito obrigado pelo seu empenho e divulgação.

    ResponderExcluir