terça-feira, 31 de agosto de 2010


Perda de identificação

Caros leitores, boa tarde.

O técnico Carlos Alberto Parreira renovou a seleção, mas manteve um esboço de espinha dorsal, na convocação para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Chamou dez jogadores que haviam sido pentacampeões em 2002, na Ásia e treze “novatos” (nem tão novatos assim, já que a maioria disputou, e ganhou, as eliminatórias sul-americanas). Muitos deles ganharam a posição de titulares da equipe-base, com todos os méritos.
Os “veteranos” convocados foram: Dida, Rogério Ceni, Cafu, Roberto Carlos, Lúcio, Gilberto Silva, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Ronaldo e Ricardinho. Dos que não estavam na Copa de 2002, fizeram parte dessa renovada seleção: Júlio César, Cicinho, Juan, Luisão, Cris, Gilberto, Emerson, Mineiro, Juninho Pernambucano, Robinho, Zé Roberto, Adriano e Fred.
Há já algum tempo, vinha ocorrendo um fenômeno, que se acentuou em 2010, mas que ficou claríssimo na Alemanha, que foi a perda de identificação dos jogador4es que compunham a equipe com a torcida brasileira. Dos 23 selecionados, por exemplo, apenas dois jogavam em clubes do Brasil ou, mais especificamente, em um único deles, o São Paulo: Rogério Ceni e Mineiro, ambos reservas.
Todos os outros 21 atuavam no exterior, a imensa maioria em times europeus. Esses atletas perderam de tal sorte a identificação com a torcida a ponto de serem chamados de “estrangeiros” até pela imprensa. Além disso, o futebol que passaram a praticar pouco ou nadas tinha a ver com aquele alegre, veloz, vistoso, talentoso e objetivo que nos acostumamos a ver em outras seleções, como as de 1950, 1958, 1962, 1970, 1982 e vai por aí afora. Vestiam a camisa amarelinha, mas nem pareciam “brasileiros” de fato.
Na cabeça do torcedor, esses astros da bola, financeiramente bem resolvidos, realizados, com salários milionários, bem distantes da nossa realidade interna, passaram a ser vistos como mercenários. Sem citar nomes (por motivos óbvios), convenhamos, muitos mereceram de fato essa classificação por sua postura e atitudes. O que não se pode, contudo, é generalizar para não se cometer injustiças.
Vários e vários atletas selecionados davam a impressão de estarem mais preocupados com suas carreiras (o que não deixas de ser legítimo) do que com a Seleção. Ficava a impressão que, vestir essa vitoriosa camisa era um sacrifício que faziam e não o orgulho que deveriam ter.
Essa impressão acentuou-se ainda mais com a sanha, o esforço, a obsessão de muitos jogadores em estabelecer marcas pessoais, recordes de jogos ou de gols, em detrimento do conjunto. E como todos sabem, um barco em que os barqueiros remem para direções diferentes, não chega a lugar algum.
Tomara que o trabalho de Mano Menezes, profissional inteligente, organizado e bem-articulado, mude isso, com vistas a 2014, e restabeleça a cumplicidade entre a equipe brasileira e a torcida, que então deverá ultrapassar a casa dos 205 milhões. Esse fator pode ser decisivo para a conquista do tão sonhado hexa, porque, se acontecer, ocorrerá em nossos domínios. E em caso positivo, certamente apagará a má lembrança e a mágoa deixadas pelo Maracanazo de 1950.
Falou-se muito de indisciplina e de falta de comprometimento (e de comando) da seleção de 2006. Muitos jogadores, recorde-se, apresentaram-se visivelmente fora de forma, vários deles (e essenciais para o sucesso na Copa), escandalosamente acima do peso e o tempo para mudar essa situação era muito escasso, de apenas duas semanas, até o início da competição.
Não bastasse isso, o clima criado na Suíça, na tal e malfadada Wegis, foi o mais inadequado possível. Houve excesso de exposição da seleção. Aquilo tudo transformou-se numa espécie de circo, com a tietagem rolando solta, suprimindo qualquer possibilidade de concentração no objetivo, que era a conquista do hexa. Parecia que aquele grupo de jogadores era composto por astros de rock, e não por atletas profissionais.
Atletas que deveriam estar concentrados exclusivamente em seu trabalho eram constantemente flagrados em boates da moda, quando não em bordéis, fazendo madrugada, abusando da bebida e fazendo sabe-se mais o quê.
A torcida, reitero, não confiava nesse grupo por considerá-lo integrado por “mercenários” (e sequer discuto se com ou sem razão) e multiplicou sua revolta e seu descrédito antes mesmo da bola rolar, do Mundial começar. Não toda ela, óbvio. Mas cada vez mais em número maior.
Para mim, confesso aborrecido, aquela não era a seleção brasileira dos meus sonhos, a que sempre amei e pela qual torci com orgulho e vibração, mesmo nos piores momentos, como nas copas de 1966, 1974 ou 1990.
Com todas as mazelas citadas, seu “favoritismo” era, ainda assim, exaltado por determinada parcela da imprensa, comprometida não com a informação exata e verdadeira, mas com outros interesses, não raro inconfessáveis. Todavia, para mim, havia um forte – diria que insuportável – (mau) cheiro de fracasso no ar. Não deu outra. E, ironicamente, o algoz daquela seleção não identificada com a torcida não foi outro senão um adversário “asa negra” (de novo!!!): a França.

Boa leitura.

O Editor
.

2 comentários:

  1. Não que não confie mais na seleção, mas o
    meu olhar perdeu a ingenuidade daquela crença
    desmedidada de outrora.
    Já chorei pela seleção brasileira, já xinguei, briguei
    e apanhei por conta dos excessos. Acompanho de longe
    sem grandes flertes.

    ResponderExcluir
  2. A sua lista de justificativas para o anunciado fracasso pareceu-me a mais completa possível, chamando a atenção para o item: " Ficava a impressão que, vestir essa vitoriosa camisa era um sacrifício que faziam e não o orgulho que deveriam ter." Que esse descaso não torne a contecer.

    ResponderExcluir