quinta-feira, 18 de março de 2010




Fronteiras do futuro

* Por Pedro J. Bondaczuk

O bom poeta, com vocação para o gênero, é sempre um visionário. É, sobretudo, arauto do futuro. Seus versos nunca perdem a atualidade, pois refletem os sentimentos humanos que são intemporais e integram a essência desse animal que pensa, ri e fala.

O poeta é o intérprete por excelência dos sentimentos das multidões. Apesar de construídos com palavras, seus versos vão além do mero dizer e se constituem em atos, tamanha sua força de mobilização. A poesia foi o primeiro compêndio de história, quando sequer ainda havia a escrita.

Uma pergunta se impõe àqueles que raciocinam e se preocupam não apenas consigo, mas com a sorte e destino da espécie (poetas ou não): qual é a grande fronteira do futuro, a aposta que a humanidade deve fazer para garantir sua redenção e, principalmente, sua sobrevivência? É o investimento maciço em tecnologia, para facilitar a vida de todos? É a conquista do espaço, a descoberta e colonização de novos planetas, para aliviar a superpopulação da Terra?

Essas apostas são importantes, não nego, mas não as essenciais. O maior investimento que se pode fazer, para assegurar um futuro equilibrado e a sobrevivência da espécie, com conforto e dignidade, é no homem. A capacidade humana é quase infinita e até aqui foi desenvolvida, apenas, uma ínfima parte dela.

Dos bilhões de neurônios que possuímos, só menos de 5% são utilizados no correr de uma vida. Que imenso potencial é desperdiçado! Por isso, concordo com Robert Jungk, quando afirma: “Para mim, a grande fronteira do futuro não é o espaço – é o homem, o qual desenvolveu só uma pequena parte de suas capacidades”. Como não concordar?!

Nosso problema é o tempo e como administrá-lo. Afinal, mesmo para os raros que logram atingir idades centenárias, esse número de anos é pequeno demais para fazer tudo o que é preciso. Além disso, a qualquer momento, em plena idade produtiva e no auge do vigor físico e mental, podemos morrer, subitamente, ou por alguma doença fulminante, ou em decorrência de algum acidente, ou vítimas da violência etc.etc.etc.

Salomão constatou, na velhice, do alto da sua sabedoria e experiência, que há tempo para tudo no mundo: para rir, chorar, plantar, colher, amar, ser amado etc.etc.etc. Todavia, reitero, somos mortais. Muitas vezes o reconhecimento que tanto desejamos por nossas boas obras, por exemplo, chega tarde demais, quando já não estamos sequer vivos para colher os frutos do que plantamos.

E isso importa? Entendo que não! Claro que se viermos a ser reconhecidos e recompensados em vida pelo que fizemos será alegria imensa e até questão de justiça. Mas o homem superior, o que integra aquela estirpe que pode ser chamada de “gigantes da espécie”, prescinde de fama, glória ou qualquer tipo de compensação. É generoso e nobre e faz o que faz porque precisa ser feito.

Por mais que este animal que pensa tenha evoluído, mental e espiritualmente, por mais avançada que seja a ciência, com recursos cada vez maiores de pesquisa e acumulação de conhecimento, sua percepção do universo ainda é acanhada, pífia e até risível. Prende-se à sua condição humana, efêmera e limitadíssima, que o impede de sequer vislumbrar o infinito e o eterno, que não cabem em sua estreita mente, nem mesmo mediante o poderoso instrumento da imaginação.

A todo instante, por exemplo, os cientistas tentam delimitar o tempo e o espaço do universo. Consideram, atualmente, que ele foi criado há 13 bilhões de anos, mediante um hipotético “Big Bang”. Mas isso pode mudar a qualquer momento, como já mudou muitas vezes, face a novas descobertas que, por sua vez, irão gerar novas teorias.

Por outro lado, os pesquisadores estabeleceram o limite do universo em 16 bilhões de anos-luz, distância tão imensa que, se transformada em quilômetros, encheria páginas e páginas de zeros, à direita de determinada cifra. (Há alguns anos, esta fronteira entre o tudo e o nada era de 13,5 bilhões de anos-luz). Teorias... Meras teorias.

Nossa verdadeira biografia, a que vai permanecer e atestar quem somos e o que fizemos, é produzida no cotidiano, do nascimento à morte. Seu conteúdo e desfecho dependem de nós e de como administrarmos as nossas circunstâncias. Alguns, escrevem-na com a tinta do ceticismo. Outros, com a da cobiça. Outros, ainda, com a do egoísmo, da arrogância e da violência. Insensatos!

Muitos insistem na página do ontem, tentando reescrever um único capítulo do que já passou e, claro, não conseguem. Como será, então, nossa biografia no final? Obscura e esquecida, com poucas páginas e todas caracterizadas por lamentações e tentativas de justificação de fracassos? Tomara que não! Brilhante e exemplar, repleta de sucessos e realizações? Tomara que sim!

Depende de nós. O que temos que fazer é, no amanhã, reescrevermos o ontem, mas com as tintas da esperança. É desenvolvermos, mais e mais, nosso potencial de raciocínio e utilizar, durante nossa vida, pelo menos 50% dos nossos bilhões de neurônios. É, sobretudo, agir construtiva e coletivamente, tendo em vista não apenas o bem-estar e segurança individuais, porém os da espécie.

Sejamos “poetas” na essência, mesmo que não venhamos a compor um único verso em toda a nossa vida. Só assim desbravaremos as nebulosas (e assustadoras) fronteiras do futuro e venceremos o desafio de assegurar a sobrevivência da humanidade, que é a grande tarefa desta e das futuras gerações.

*Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos) e “Cronos & Narciso” (crônicas), com lançamentos previstos para os próximos dois meses. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com

3 comentários:

  1. Entre ser um incompreendido e visionário
    a ser uma pessoa normal...
    Prefiro ser poeta.
    Lindo texto Pedro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sabe que me surpreendi com essas preocupações? Procuro fazer muitas coisas, mas não penso em reconhecimento, em sucesso, em viver muito. Mesmo procurando fazer bem feito, e muitas delas com paixão, não imaginava importantes esses detalhes. Estou de olho no seu uso da palavra "intemporal".

    ResponderExcluir