quinta-feira, 19 de novembro de 2009




Tarde demais 9

* Por Gustavo do Carmo

Pai, preciso falar uma coisa para o senhor.
— O que é? – rosna o senhor gordo e de cabelos brancos.
— Eu estive pensando esses dias e concluí: cansei de ficar te dando prejuízo ao ficar de mordomia em casa, acordar tarde, dormir durante o dia e varar madrugada. Cansei de procurar emprego pela internet. Cansei de tentar ser escritor, ficar fazendo aqueles blogs que ninguém visita. Cansei de esperar ser descoberto por alguma editora ou meio de comunicação para trabalhar. Cansei de ser chamado pelas costas de vagabundo.
— Hum, isso é muito bom.
— Eu já tenho 35 anos. Já me sinto velho para ficar em casa à toa. Amadureci e vejo que eu devo sim trabalhar na peixaria do senhor. O negócio é da nossa família, né? Quem sabe um dia não a transformo numa grande multinacional do pescado?
—Que ótimo, meu filho! Que ótimo. Espero que você tenha muita sorte no novo ramo que escolheu. Como não tem experiência vai precisar gastar muita sola de sapato atrás de um simples emprego de carregador de peixe. Tem que começar de baixo: carregando os engradados cheios de gelo e cortando e limpando os peixes. Um dia, quem sabe você não compra uma peixaria pra você e sua família? Quem sabe não consiga sustentar o seu filho por trinta anos como eu sustentei você e sua irmã?
— Mas por que não posso trabalhar com o senhor? O senhor não me quer aí na Peixe Fresco?
— Eu gostaria muito, Geraldo! O meu maior sonho era ver você e sua irmã tomando conta da peixaria para que eu pudesse me aposentar e descansar tranquilo. A sua irmã venceu na vida e conseguiu exercer a profissão de advogada dela. Mas depois a sua ajuda já bastava.
— Então? Por que está falando para eu procurar outra peixaria? Não quer minha ajuda? Bem que a minha mãe falou que o senhor prefere dar valor aos seus sobrinhos do que eu!
— Eu queria muito, meu filho! Só que a sua ajuda chegou tarde demais! Acabei de receber o decreto de falência e a ordem de despejo! Estamos aqui retirando o estoque, limpando tudo para entregar o ponto ao proprietário. Estamos completamente falidos. Acabou mordomia! Pode mandar cancelar a TV a Cabo porque não tem mais dinheiro na sua conta pra pagar! E trate logo de arrumar o emprego de peixeiro que você prometeu!

* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos” pela Editora Multifoco/Selo Redondezas - RJ. Seu blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores

2 comentários:

  1. De início até senti um pouquinho de comiseração pelo rapaz, mas depois de saber sua idade, me alio ao seu pai! Fala sério!
    Ótimo texto!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Casos assim estão muito frequentes nos dias que correm. As pessoas estão estudando mais, porém não estão alcançando o padrão de vida dos seus pais. Então ficam por ali e não vão embora nunca.

    ResponderExcluir