quinta-feira, 20 de agosto de 2009


Podemos sonhar alto?

Um leitor nos pergunta, em tom claramente provocativo, o quanto nós, escritores do Terceiro Mundo, desta primeira década do terceiro milênio da Era Cristã, podemos sonhar. “Algum de vocês (ou todos vocês) espera, por exemplo, ganhar um Prêmio Nobel de Literatura?”.
Bem, sonhar não paga imposto (não, pelo menos, ainda). Em teoria, desde que estejamos vivos (e estamos), produzindo obras literárias de um certo valor (o que, convenhamos, é bastante subjetivo), temos alguma chance de conquistar esse feito, posto que ínfima, é verdade. A probabilidade disso acontecer é, eu diria, de uma em um trilhão. Mas... mesmo que apenas teoricamente, ela existe.
Ou por acaso, querido e provocativo leitor, você acha que os 105 escritores que ganharam o Prêmio Nobel de Literatura, desde que foi criado, não eram humanos, mas deuses do Olimpo? Todos eles tiveram um começo igualzinho ao nosso. Muitos deles conviveram com o fracasso por anos a fio, até tirarem a “sorte grande” (e põe grande nisso!). Ou você acha que nenhum deles jamais passou pela decepção de um grande encalhe em algum livro publicado? Ou que não foram duramente criticados (diria, verbalmente “surrados”) por críticos mal-humorados e com pose de gênios? Claro que sim!
Você dirá: “É, mas nenhum brasileiro ainda foi premiado”. E estará certo em sua observação. No entanto, tudo na vida sempre tem uma primeira vez. E você tem certeza, mas certeza mesmo, que você não venha a se constituir nesse pioneiro (caso seja escritor, claro e que pelo menos escreva bem)? Ou que algum colunista do Literário não logrará essa façanha? Ou que este excêntrico Editor, um tanto fora do esquadro, não o faça?
Claro que essa possibilidade é tão ínfima, que sua simples menção descamba para o surreal. Mas que existe, mesmo havendo uma única probabilidade em um trilhão, existe. Claro que sua pergunta foi provocativa, provavelmente um trote. Mas foi tão “nonsense” que merece uma resposta.
Você sabe como ocorre o processo de escolha do premiado? A grosso modo, é o seguinte: alguma organização de prestígio internacional faz a indicação do escritor que entenda mereça o prêmio, acompanhada, claro, de todos os livros que ele já publicou e de um detalhadíssimo currículo. Esse material todo é encaminhado à Academia Sueca, que recebe milhares dessas postulações a cada ano.
Uma comissão, composta, na grande maioria, por septuagenários – atualmente presidida por um homem de 58 anos, o senhor Horace Engdahl – faz uma pré-seleção dessas indicações (cujos critérios só seus membros sabem quais são) e classifica os cinco com maiores chances de vencer.
Feito isso, o grupo entra de “férias”. Mas não para descanso. Afasta-se de tudo e de todos para ler todos os livros dos cinco selecionados. Feita essa leitura, esses jurados voltam a se reunir. Sua quantidade é em número ímpar. E eles votam. O mais votado, é anunciado como o grande ganhador do Prêmio Nobel de Literatura do ano, anúncio este que é feito na primeira quinzena de outubro. Simples assim.
Quem sabe, um dia, você não será um deles?! Vai saber o que se passa na cabeça desses (para nós) anônimos jurados! Por isso, caro amigo, não custa sonhar. Não desista dos sonhos. E, quanto mais altos, melhor. Afinal, o que você tem a perder? Trata-se, somente, de sonho... ou quase...

Boa leitura.

O Editor.

2 comentários:

  1. Prêmio ?
    Eu quero leitores.
    Meu livro vai sair e eu quero LEITORES.
    Na vida tudo é possível. Domingo apareci no Fantástico !
    Paulo Coelho , massacrado pelos críticos no Brasil, vendeu e vende horrores.
    Fernando Pessoa não precisou de prêmios para ser Fernando Pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Celamar, que pena, eu não vi. Será que encontro na internet em algum aquivo?

    ResponderExcluir